Mais um bebê gigante nasce em MS

Mais um bebê com tamanho e peso acima da média nasceu em Mato Grosso do Sul. Arthur Barbosa de Souza veio ao mundo na quinta-feira passada, 3 de Outubro, com 38 semanas, 5.520 kg e 59 cm. Ele nasceu de parto cesárea na Maternidade do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã. Trata-se do terceiro caso de bebê gigante que se tem notícia neste ano no Estado.
A mãe de Arthur, Elizandra Chimenes Barbosa, 37 anos, conta que se surpreendeu com o tamanho do recém-nascido. “Durante a ultrassom o médico disse que poderia ser grande, mas não imaginei que ele fosse crescer tanto. A maioria das roupas e fraldas não serviram, tivemos que providenciar roupas maiores”, contou.
Em fevereiro deste, na mesma maternidade, outro bebê já tinha nascido com o peso maior. Na ocasião, Rafael Gomes Gonçalves veio ao mundo pesando 5.720 kg.
O recordista, no entanto, foi Henrique Josué que nasceu com 6,045 kg, quase o dobro da média de recém-nascidos no país, que gira em torno de 3,4 kg, segundo o Ministério da Saúde. O parto foi realizado na maternidade do Hospital Soriano Correa da Silva, em Maracaju.
Gestação inspirou cuidados - Mãe de três filhos, Elizandra Chimenes conta que a gestação inspirou cuidados. “Logo nos primeiros meses tive que ficar de repouso por risco de aborto e depois conforme foi crescendo a barriga o peso me causava muitas dores. Tive que repousar nesse período. Meus dois filhos mais velhos nasceram com o peso normal”, relatou. “Nossa família também ficou surpresa, minha família toda é alta, mas ninguém imaginava que o Arthur nasceria com 59 cm”, comentou o pai do bebê, Luan de Souza Costa.
O médico ginecologista e obstetra, Edgar Montiel, explicou a condição que levou o ganho de peso do bebê. “A macrossomia fetal é caracterizada pelo excesso de peso em recém-nascidos. O diabetes mellittus é um dos fatores associados à macrossomia fetal que também podem incluir genética, duração da gestação e presença de diabetes gestacional. O parto da paciente foi cesárea e nesse primeiro momento há necessidade do pediatra monitorar os quadros hiperglicêmicos para impedir que ele desenvolva diabetes na fase adulta", afirmou.
Veja Também
Agetran interdita 57 ônibus que circulavam com inspeção vencida
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 38 milhões
Prazo para entrar com recurso da isenção da taxa na PND vai até sexta
