Lucas de Lima propõe conscientização sobre o vício em jogos on-line em MS
Projeto define o vício em jogos como um transtorno patológico que impacta negativamente a vida pessoal


o deputado Lucas de Lima (sem partido) apresentou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o Projeto de Lei que institui a Campanha de Conscientização ao Vício de Jogos “Online”. O objetivo é alertar a população, especialmente os jovens, sobre os riscos do vício em jogos online, além de promover ações de prevenção, diagnóstico e tratamento para essa dependência, que afeta cada vez mais pessoas no Brasil e no mundo.
O projeto define o vício em jogos como um transtorno patológico que impacta negativamente a vida pessoal, social e profissional dos indivíduos, caracterizado por comportamentos compulsivos e dependência. A campanha será realizada em unidades de saúde, escolas municipais, estaduais e particulares, além de órgãos públicos, com a finalidade de divulgar informações sobre os sinais e sintomas da dependência, promovendo palestras, ações educativas e materiais informativos.
O vício em jogos online já é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno desde 1980. Estimativas recentes indicam que cerca de 5% da população global sofre com algum grau de dependência em jogos online, com o problema crescendo de forma alarmante devido à facilidade de acesso às plataformas de jogos e apostas. As consequências podem ser devastadoras, afetando o bem-estar emocional, social e financeiro dos indivíduos, além de trazer prejuízos graves às famílias envolvidas.
Segundo especialistas, os sinais do vício incluem isolamento social, aumento do tempo dedicado aos jogos, negligência com atividades cotidianas e sofrimento emocional quando o acesso aos jogos é limitado. Além disso, as perdas financeiras resultantes da compulsão levam muitas pessoas a acumular dívidas significativas, com relatos de casos extremos de suicídio motivados pelo endividamento.
A proposta de Lucas de Lima tem como um de seus principais objetivos conscientizar a população sobre esses perigos, principalmente entre adolescentes e jovens adultos, faixa etária mais vulnerável ao vício em jogos. A campanha incluirá palestras e eventos voltados ao público juvenil, com o objetivo de orientá-los sobre os riscos e sinais de alerta para o desenvolvimento de uma dependência.
O projeto de lei também prevê a criação de mecanismos de suporte, incentivando que pessoas com dependência em jogos busquem tratamento psicológico e recebam o acolhimento necessário. Além disso, o deputado propôs a divulgação de mensagens de conscientização por meio de cartazes e outdoors, ampliando o alcance da campanha para diversas regiões do estado.
O projeto autoriza, ainda, parcerias com a iniciativa privada e organizações da sociedade civil para garantir maior efetividade na execução da campanha, fortalecendo as ações de prevenção e tratamento do vício em jogos online.
Lucas de Lima ressalta que o combate ao vício começa pela conscientização. “É fundamental que as pessoas compreendam os riscos e busquem ajuda antes que o problema se torne irreversível. Nosso objetivo com esse projeto é salvar vidas e trazer esperança para quem está enfrentando essa batalha.”
O projeto segue agora para análise e votação na Assembleia Legislativa.
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