Geral

Louvação à Iemanjá acontece sábado e domingo, dias 30 e 31, na Prainha do Porto Geral

Devotos realizam celebrações também em 15 de agosto e 31 de dezembro

|
Gabriel Telê Santana
(Foto: Divulgação/ Prefeitura de Corumbá)

A tradicional cerimônia de Louvação a Iemanjá, promovida por religiosos de matrizes africanas, acontece nas noites de sábado e domingo, 30 e 31 de dezembro, na Prainha do Porto Geral. A Prefeitura de Corumbá está preparando o local para receber os fiéis.

Na mitologia yorubá (ioruba), Iemanjá, cujo nome tem significado de mãe dos filhos-peixe, é filha de Olokun, soberano dos mares, que deu a ela, quando criança, uma poção que a ajudasse a fugir de todos os perigos.

A deusa cresceu e se casou com Oduduá, com quem teve 10 filhos orixás (por isso seu nome significa também mãe de todos orixás). É considerado o orixá mais popular do Brasil. Em 02 de fevereiro é celebrado o dia de Iemanjá. Além desta data, devotos realizam celebrações também em 15 de agosto e 31 de dezembro, por conta da virada de ano e as simpatias das 7 ondas.

A influência da Rainha do Mar no Brasil começou com a chegada dos africanos ao país. Iemanjá é um orixá da religião do povo Egba, nativos da cidade de Abeokuta, na Nigéria. Com informações do blog Astrocentro.

Veja Também

Forte calor: relatório indica intensa mortandade de corais em 2024

Tecnologia oferece menor tempo e mais precisão no diagnóstico de brucelose

Novo ataque no Paraná deixa mais quatro indígenas feridos

Pesquisador investiga cartas escritas por indígenas em 50 anos