Diário Digital
 
Geral

Livro que inspirou espetáculo teatral será lançado nesta sexta-feira

Romance 'Dupla Identidade' foi adaptado pela própria autora para os palcos

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Raquel de Souza/Divulgação)

Literatura e teatro têm um longo histórico de andarem juntos. Para a escritora sul-mato-grossense Isabel Fiorese, os dois têm “uma relação estreita e interconectada”. E foi sua paixão pelas duas artes que a motivou a adaptar seu mais novo livro, “Dupla Identidade”, que será lançado nesta sexta-feira (12), no Instituto Mirim, a partir das 19h30, em um espetáculo teatral. Ela já havia apresentado esquetes de seu livro anterior, e a iniciativa foi muito bem recebida pelo público. 

“A primeira montagem que eu fiz, para apresentar o romance ‘As Duas Vidas de Celeste’, foi só um spoiler mesmo, mas o público gostou tanto que me pediram para montar uma peça inteira. Foi o que resolvi fazer com ‘Dupla Identidade’. As dificuldades foram múltiplas, porque escrever o roteiro e dirigir a peça é complicado, mas tenho a satisfação de só trabalhar com pessoas que realmente amam estar em frente aos refletores”, resume a autora e diretora.

A história de “Dupla Identidade” envolve religião, cultura indiana e ciência. O romance tem como protagonistas duas mulheres, Vitória e Khadija, que têm uma ligação misteriosa que só será revelada no final do livro. “Eu admiro a espiritualidade desse povo e toda a ancestralidade de grandes nomes ligados à cultura da paz. Então, resolvi mesclar o enredo juntando personagens brasileiros e indianos. Fiz um longo processo de pesquisa em livros de história indiana, filmes, conversando com pessoas que já estiveram lá e entrevistando acadêmicos que escreveram artigos sobre a Índia”, conta Isabel.

(Foto: Raquel de Souza/Divulgação)

O livro será lançado nesta sexta-feira, e o espetáculo teatral será apresentado dia 27 de Julho, às 19 horas, no Teatro Allan Kardec. Dessa vez, o intervalo entre as datas foi necessário para dar tempo aos leitores de terminarem a obra e para que ninguém leve spoilers do final, que promete ser surpreendente. “Sou amante do teatro e minha história começou no palco, estudando técnicas de atuação. Depois me interessei pelos roteiros, fiz alguns ensaios em stand up comedy e rapidamente pulei para a escrita de romances”, detalha a escritora.

“A literatura pode ser considerada como a base do teatro, uma vez que muitas peças teatrais são adaptadas de romances, contos, poemas e outras obras literárias. Em resumo, literatura e teatro estão intimamente ligados, com muitas peças teatrais sendo adaptadas de obras literárias e a literatura fornecendo inspiração para o teatro. Eles se complementam e se enriquecem mutuamente na busca de transmitir histórias e emoções ao público”, completa.

Serviço: O livro “Dupla Identidade”, da escritora e diretora teatral Isabel Fiorese, publicado pela Life Editora, será lançado nesta sexta-feira, dia 12 de julho, a partir das 19h30, no Instituto Mirim (Av. Fábio Zahran, nº 6.000 – Vila Carvalho), com entrada gratuita. O espetáculo teatral baseado na obra será apresentado dia 27 de julho, às 19 horas, no Teatro Allan Kardec (Av. América, 653 – Vila Planalto). Ingressos pelo link: sympla.com.br/evento/espetaculo-teatral-dupla-identidade/2491648

(Foto: Raquel de Souza/Divulgação)

Veja Também

Endometriose: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença

Três Lagoas emite gratuitamente carteirinha para pessoas com autismo

Prefeitura de Três Lagoas remove bancos vandalizados na Avenida Filinto Muller

Parque Antenor Martins recebe 1ª Festa da Páscoa com pesca liberada