Geral

Licitação para revitalizar Parque em Aquidauana é aprovada

Assinado pelo Governador Eduardo Riedel, projeto fará Aquidauana dar um passo significativo em direção ao seu desenvolvimento urbano

|
Pedro Henrique Fursts
Parque Natural Municipal da Lagoa Comprida (Foto: Divulgação)

Foi publicado nesta quinta-feira (16), no Diário Oficial do Estado, o resultado da licitação para obras de revitalização e urbanização na região do Parque da Lagoa Comprida, em Aquidauana. Este investimento faz parte de um convênio do Governo do Estado e a prefeitura, fruto de uma gestão municipalista.

O projeto visa melhorar a infraestrutura urbana da área. Ele inclui pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais e a construção de uma ciclovia. Estas iniciativas não apenas melhorarão a estética e a acessibilidade da região, mas também contribuirão para a qualidade de vida dos residentes locais, promovendo um ambiente mais seguro e propício para atividades ao ar livre.

Município de Aquidauana vai ganhar nova obra em parceria com Estado (Foto: Chico Ribeiro)

O convênio celebrado foi assinado pelo governador do Estado, Eduardo Riedel e o Prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, com a presença do secretário de Infraestrutura, Helio Peluffo, em reunião na Governadoria.

A publicação torna pública a empresa vencedora do certame para executar as obras, divididas em dois lotes, sendo o primeiro no valor de R$ 15,99 milhões e o segundo de R$ 5,99 milhões. A estimativa é que essa obra seja concluída em até dois anos após o início dos trabalhos.

Convênio foi celebrado entre o Governo e Prefeitura de Aquidauana (Foto: Álvaro Rezende)

O Parque

O Parque Natural Municipal da Lagoa Comprida foi criado em 2001, com o objetivo de preservar o ecossistema natural de grande relevância ecológica e beleza cênica, protegendo o patrimônio natural e cultural da região.

A área do parque tem aproximadamente 40 hectares e está localizada a aproximadamente 1,5 km do Córrego João Dias. Possui a maior lagoa urbana de Aquidauana e é rica em biodiversidade, composta por centenas de espécies de aves, anfíbios, mamíferos, peixes e répteis, além de árvores e plantas aquáticas. O espaço já é utilizado para atividades ambientais, culturais, esporte e lazer. 

“Com essa obra esperamos uma transformação na paisagem urbana de Aquidauana. Além disso, este é um investimento que demonstra o compromisso municipalista do governador Eduardo Riedel em fazer os municípios crescerem e se transformarem para melhor. Também traz um impulso econômico e social para a região, estimulando o turismo, o comércio local e gerando empregos diretos e indiretos. Este é mais um passo em direção a um futuro promissor para Aquidauana e sua gente”, celebra o secretário Helio Peluffo.

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116