Diário Digital
 
Geral

Lei permite animais domésticos em hospitais públicos e privados

|
Redação
AddThis Website Tools

A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado e garante que pessoas internadas em hospitais públicos e privados contratados, conveniados e cadastrados no SUS (Sistema Único de Saúde) possam receber visitas dos animais de estimação.

A decisão do Governo do Estado segue a tendência de outros estados que já aprovaram a regra e seguem a temática de que a presença do animal é positiva na recuperação de pessoas que passam por período de internação.

Entre outras regras da Organização Mundial de Saúde estão a de que animais de estimação para visita deverão estar com a vacinação em dia e higienizados devendo o responsável comprovar, por meio de laudo veterinário, a boa condição de saúde do animal. A entrada do animal dependerá de autorização da comissão de infectologia do hospital e as visitas dos animais deverão ser agendadas previamente na administração do hospital, respeitando a solicitação do médico.

Além disso, o encontro entre animal e paciente será proibido a alguns casos como de isolamento, quimioterapia e transplante. Deve acontecer ainda  em um local predeterminado podendo ser no quarto de internação caso não seja dividido.

Veja Também

Especialistas alertam que crianças não podem ser "produto" das redes

Ostomizada, paciente engravida e vive momento inesquecível

Projeto de lei isenta de imposto mulheres vítimas de violência doméstica

Idosa de 82 anos receberá R$ 5 mil após fraude em cartão de crédito

AddThis Website Tools