Geral

Ladário comemora 246 anos de fundação nesta segunda-feira

Cidade conhecida pelo ecoturismo por fazer parte do coração do Pantanal

|
Verônica Anchieta
(Foto: Detran/Governo de MS)

Ladário, localizada na região oeste do estado de Mato Grosso do Sul, no coração do Pantanal sul-mato-grossense, comemora hoje 246 anos. Com 21.522 habitantes, a cidade é  histórica e rica em prédios que deixa sua marca registradas na linha do tempo ao longo desses anos. 

De acordo com o IBGE, Ladário foi fundada em 2 de setembro de 1778 pelo sertanista João Leme do Prado, conquistou sua autonomia político-administrativa em 1953 durante o Governo de Fernando Correa da Costa. A instalação oficial da cidade ocorreu em 17 de março de 1954. Com a Avenida 14 de Março como sua principal via de acesso, Ladário é uma das cidades mais procuradas para ecoturismo.

Não se pode falar de Ladário sem mencionar o 6º Distrito Naval, uma presença fundamental na cidade. A Marinha do Brasil desempenha um papel crucial como parceira local, promovendo várias iniciativas sociais em benefício dos moradores. Um dos principais atrativos turísticos de Ladário é o pórtico do 6º Distrito Naval, uma construção datada de 1873 que é uma réplica do Arco do Triunfo de Paris.

As festividades na cidade começaram em grande estilo ontem (1º) e seguirão até o feriado de sábado. Hoje, às 16h, haverá um desfile cívico-militar, seguido por shows de música sertaneja. Durante os próximos três dias, a programação noturna será dedicada a celebrações religiosas: amanhã será a vez da noite gospel, na quarta-feira ocorrerá a noite católica, e na quinta-feira, haverá um evento de matriz africana, sempre a partir das 19h30.

Na sexta-feira, às 18h, acontecerá o Encontro de Fanfarras, e a partir das 20h, os shows serão com artistas locais. No sábado (7), a comemoração se une às celebrações do Dia da Independência, com um desfile cívico-militar pela manhã e mais shows à noite.

 

 

Veja Também

Caixa inicia hoje calendário de aditamento do Novo Fies

Primeira poupança do Pé-de-Meia do ensino médio será paga em fevereiro

Governo cria bolsa de R$ 1.050 para estudantes de licenciatura

Suzano bate recorde e produz uma tonelada de celulose em menos de seis