Geral

Laboratório da Capital recebe certificação de Excelência em Qualidade

Índice de eficiência do Labcem foi de 93,44% nas avaliações de Setembro de 2021

|
Redação
(Foto: Divulgação)

O Laboratório Central  Municipal (Labcem) recebeu a certificação de Excelência em Qualidade pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). O Programa avalia, anualmente, por meio de testes de proficiência, mais de 5700 laboratórios brasileiros e cerca de 130 instituições de 11 países da América Latina e Europa.

O PNCQ classifica os laboratórios participantes do Pro-EX (Programa Externo do Controle da Qualidade) em Excelente, Bom, Regular e Ruim. Essa categorização é dada de acordo com o grau de acertos nos laudos das amostras-controle do Controle Externo da Qualidade (CEQ). Os melhores, isto é, os que mantêm acertos acima de 81% recebem do PNCQ um certificado anual de excelência. O índice de eficiência do Labcem foi de 93,44% nas avaliações de setembro de 2021 a setembro deste ano. A certificação é válida até setembro de 2023.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, destaca que o resultado é fruto da reestruturação do serviço e do trabalho e empenho da equipe. ” Temos que parabenizar a todos os profissionais que se dedicam para realizar um atendimento de qualidade, oferecendo melhoria dos serviços prestados para a população. O certificado de excelência reforça o cumprimento dos padrões de seguridade que oferecemos aos nossos pacientes e o nosso compromisso com a saúde”, diz.

“Para nós enquanto coordenadoria é extremamente gratificante receber o reconhecimento pelo trabalho prestado. Temos um grande compromisso com a qualidade dos exames realizados, pois entendemos que somos o único laboratório público em Campo Grande que oferta, diretamente, acesso ao sistema de saúde por meio de exames laboratoriais para todos os munícipes da Capital e microrregião. É importante exaltar e parabenizar o comprometimento dos nossos servidores. Temos uma equipe capaz e competente. Eu afirmo que o índice de eficiência EXCELENTE não seria possível sem o trabalho de cada um deles”, destaca a coordenadora da Coordenadoria de Diagnóstico e Exames Laboratoriais, Gabriela Alves Cesar.

O Labcem é um serviço destinado à análise de amostras de pacientes, com o objetivo de oferecer apoio ao diagnóstico e ao tratamento dos indivíduos que procuram a Rede Municipal de Saúde.  Em agosto de 2017, o Laboratório passou a funcionar em uma nova estrutura, na Vila Rica.

Hoje, são ofertados 88 tipos de exames laboratoriais para toda a Rede Municipal de Saúde. Isto é possível devido ao emprego da tecnologia e equipamentos de última geração que vêm auxiliando as análises clínicas, garantindo aos pacientes um diagnóstico preciso e em tempo oportuno.

Os exames são coletados nos 68 postos de coleta distribuídos nas unidades básicas de saúde da atenção primária, além das 10 unidades de urgência e emergência. Após a coleta, as amostras biológicas são transportadas até o Labcem, onde é realizado o processamento e análise laboratorial.

Atualmente, o Laboratório realiza aproximadamente 360 mil exames por mês e conta com uma equipe de 59 profissionais, sendo 25 farmacêuticos, 12 administrativos, 16 técnicos de laboratório, dois ajudantes de operação, dois auxiliares de serviços diretos e dois servidores da Funasa.

Veja Também

Risco de desabamento suspende buscas na ponte entre o MA e TO

Adestrador de cavalos de MS faz sucesso nos Estados Unidos

Moraes pede explicações sobre visitas a presos do Inquérito do Golpe

Rodovia BR-163/MS terá movimento intenso na virada do ano