Geral

Juntos pelo JP: Vaquinha busca arrecadar fundos para compra de cadeira de rodas

Diagnosticado com distrofia muscular de Duchenne, a família busca melhorar a qualidade de vida do garoto de 10 anos

|
Emanuely Lobo
João não se deixa abalar pela doença e segue sempre ativo (Foto: Redes sociais)

João Paulo é um exemplo de alegria e determinação. Com 10 anos, ele se destaca pela paixão por velocidade e carros antigos. Sempre com um sorriso no rosto, ele é ativo, participando de corridas de rua com o grupo Pernas Solidárias e como coroinha na igreja onde congrega com a família.

Mas por trás da sua energia e espírito aventureiro, há uma batalha constante contra uma doença rara e progressiva, que afeta principalmente os meninos, conhecida como doença de Duchenne. Seu diagnóstico veio depois que a família percebeu o atraso no desenvolvimento de João, com atraso para aprender a andar, engasgos frequentes e vários quadros de pneumonia.

Ao observar comportamentos que não eram comuns para uma criança na idade do menino e após ler sobre a distrofia muscular de Duchenne, sua mãe procurou ajuda médica que diagnosticou a doença e iniciou os tratamentos com João. A confirmação veio com exames mais detalhados e, desde então, a família iniciou uma luta constante contra o tempo.

A distrofia muscular de Duchenne é uma doença genética que causa a degeneração dos músculos esqueléticos e cardíacos, resultando em perda progressiva da mobilidade. João foi capaz de andar até os 7 anos, mas a partir dessa idade começou a depender de apoios como paredes ou a ajuda dos pais para se locomover. Aos 9 anos, ele perdeu completamente a capacidade de andar.

Agora, aos 10 anos, ele enfrenta novos desafios: perdeu a força nos braços, o que impede que ele empurre uma cadeira de rodas manual. A solução para melhorar sua qualidade de vida seria a cadeira de rodas motorizada, a que ele tem direito pelo SUS. Contudo, a regra do sistema público de saúde é que ele só possa receber o equipamento quando completar 12 anos, mas João, que fará 11 em março, já precisa da cadeira agora. A família, ciente de que o tempo é essencial, busca alternativas para proporcioná-lo mais conforto e autonomia.

O objetivo da vaquinha é arrecadar fundos para a compra da cadeira de rodas para proporcionar uma qualidade de vida melhor ao garoto.

João e seus pais continuam na luta, não apenas pela saúde de João, mas também pela qualidade de vida que ele merece. A cada dia, eles enfrentam novos obstáculos, mas a esperança pela vida permanece mais forte. (Foto: Redes sociais)

Para acompanhar a história de João, é possível seguir o seu Instagram, onde ele compartilha momentos de sua jornada com muita coragem e determinação.

A família também disponibilizou a chave PIX para doações

Instagram: @juntospelojp

Chave pix para doação: pradorose78@gmail.com 

Clique aqui e acesse a vaquinha online

Veja Também

Rafael Belo troca míssil por poesia em sua obra de maior emoção

Conheça oito dicas baseadas em Neurociência para dormir bem

Especialista dá sete dicas de como manter a saúde mental em dia

Novo estudo revela as oito maiores metas dos brasileiros para 2025