Geral

Juiz autoriza exumar corpo para investigação de paternidade em MS

Exames de vínculo genético realizados com irmãos do falecido resultado inconclusivo

|
Redação
(Foto: Divulgação)

Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul obteve na Justiça a autorização para exumação de corpo com a finalidade da realização de um exame de DNA em processo de investigação de paternidade post mortem, em Terenos. A medida foi requerida pela defensora pública de Terenos, Ester Quintanilha Nogueira, diante da impossibilidade de confirmação da paternidade por outros meios.

“O processo iniciou-se em 2017, quando uma criança de 11 anos, representada por sua mãe, buscou judicialmente o reconhecimento da paternidade de um homem falecido em 2006. Em 2022, foi realizado o primeiro exame de vínculo genético entre a criança, a mãe e um irmão do suposto pai. No entanto, o laudo resultou inconclusivo, pois não foi possível reconstruir integralmente o perfil genético do falecido”, detalha a defensora.

Diante disso, em 2024, foi feita uma nova tentativa, com a participação de mais dois tios do suposto pai. Ainda assim, os resultados permaneceram inconclusivos, impossibilitando o encerramento do processo com base técnica.

(Foto: Divulgação)

“Após sete anos de tramitação e esgotadas todas as tentativas de identificação por meio de familiares vivos, a Defensoria Pública de MS requereu a exumação do corpo como último recurso. O pedido foi fundamentado no princípio da busca da verdade real, na amplitude probatória e no entendimento de que a memória dos mortos não pode se sobrepor à tutela dos direitos dos vivos, sobretudo do direito fundamental à identidade”, pontua a defensora.

O Ministério Público emitiu parecer favorável ao pedido, e o Juízo responsável autorizou a exumação. A decisão judicial considerou a necessidade de esgotamento de todos os meios legais e moralmente legítimos de prova, diante da ausência de alternativas viáveis para a elucidação dos fatos.

Veja Também

Jardim de Natal abre programação no dia 12 com a chegada do Papai Noel

Novo centro de triagem em Três Lagoas reforça preservação ambiental

Consórcio afirma enfrentar crise financeira decorrente da inadimplência nos repasses devidos pelo Poder Público

Sejuv abre inscrições para oficina gratuita de penteados com tranças na próxima semana