Jovem tenta suicídio na Avenida Guaicurus

Jovem de 21 anos tentou suicídio na manhã desta terça-feira (29) em Campo Grande. O rapaz subiu em uma das torres de energia de alta tensão na avenida Guaicurus. Com quadro de depressão o jovem foi resgatado pela equipe do Corpo de Bombeiros. Esse casoé mais um que entra para estatísticas de tentativas de suicídio. De acordo com o Corpo de Bombeiros de janeiro a maio desse ano pelo menos 180 crianças e adolescentes entre 10 e 19 tentaram tirar a própria vida.
Jovens que sofrem de depressão são os que mais tentam ou cometem suicídio. Com situaações assim cada vez mais frequentes, o Ministério da Saúde passou a investir na Campanhas Setembro Amarelo, mês de conscientização ao suicídio que geralmente está associada à depressão, considerada a doença do século.
A psicóloga Cláudia Malfatti pontua que os números de tentativas de suicídios são alarmentes e que aumentam ano após ano. “ A grande parte do jovens não sabe lidar com as frustrações. E quando uma pessoa é diagnosticada com depressão é fundamental o tratamento que é ponte para curar a doença. Sem tratamento não há cura e o poder público precisa investir no tratamento”, explica.
Em alguns casos a pessoa está em processo de tratamento, mas infelizmente acaba cometendo o suicídio. E quando parte para esta decisão é o momento em que a vítima chegou no fundo do poço e não enxerga mais esperança e sentido para continuar vivendo. Uma boa conversa com um profissional da área pode ajudar aliviar a dor, as frustrações e a sensação de que não vai conseguir. Nessa etapa, o sentimento de que nada vai dar toma conta de quem sofre de depressão.
Em 24 horas o Corpo de Bombeiro atendeu dois casos de tentativa de suicídio em Campo Grande. Na madrugada dessa segunda-feira (28), um jovem também de 21 anos, tentou se jogar de um pontilhão da BR-163. O militares estiveram no local e fizeram o atendimento impedindo que o rapaz se atirasse.
Em relação ao rapaz que subiu na torre da avenida Guaicurus, um irmão esteve no local e conversou com ele. O jovem foi encaminhado para uma Unidade de Saúde. Segundo o tenente Luiz Fernandes, que atendeu a ocorrência, o resgate durou cerca de 20 minutos. "Conversamos com a vítima, ele desceu sem resistência, conseguimos evitar uma morte", afirma o militar.
Veja Também
Trabalhadores desaparecidos são encontrados mortos após acidente na MS-145
Grupo de dança vogue ocupa a UFMS com arte, resistência e glamour
Homenagem à Helena Meirelles com medalha e diploma se torna permanente
Vivendo no mato e à luz da lua, Aquarius pede socorro, mas não é ouvido; veja vídeos
