Diário Digital
 
Geral

Jornalista de MS cria aplicativo para verificar fake news

'Notícia Verificada' é uma forma prática de comprovar informações falsas e verídicas para a população

|
Isabela Duarte
AddThis Website Tools
(Foto: Luiz Alberto)

Lançado simbolicamente no dia 1º de Abril, conhecido como "dia da mentira", o aplicativo Notícia Verificada tem o objetivo de averiguar as notícias do Estado, atribuindo um selo de "falsa" ou "verdadeira", tudo para tornar mais seguro o acesso à informação.

Disponível para Android e IOS, programa foi desenvolvido pela jornalista sul-mato-grossense, Thayara Barboza, de 34 anos. Assessora de comunicação há 13 anos, ela estava desgastada da profissão e com a pandemia, teve um novo olhar para o jornalismo.

"A Pandemia trouxe muita desinformação, era uma falação sobre tudo e isso mexeu comigo, pensei: 'Preciso de outra forma de comunicação' e aí comecei a pesquisar muito sobre fake news", conta Thayara.

(Foto: Luiz Alberto)

Desafios - ela enxergou um "lugar de escape" para sua rotina e, apesar de nunca ter imaginado trabalhar com a temática, montou o projeto inicial em três semanas, com o incentivo de alguns amigos.

"Pensei que um aplicativo seria mais ousado de fazer e mais fácil para o usuário. Mas uma coisa é ter uma ideia, outra é aplicar", afirma com humor a jornalista.

Até o aplicativo chegar às plataformas, foram muitos desafios e muitas etapas de processamento. Depois de desenvolvido, passou por uma fase de teste de julho a dezembro de 2021, e neste mês, veio para ficar e facilitar o repasse de informações no MS.

"Foi um processo super criterioso, já tinha quase desistido até que um dia estava na minha casa e recebi uma ligação do suporte dos Estados Unidos para confirmar meus dados. Foram mais de duas horas de ligação", diz Thayara, feliz por estar trazendo a criação ao público.

(Foto: Luiz Alberto)

Futuro - Com o lançamento do aplicativo, Thayara diz que enfrentou ataques contra o projeto nas redes sociais já na primeira publicação, que alcançou 15 mil pessoas.

Mas apesar disso, ela está confiante. Em uma semana, 164 pessoas se cadastraram no Notícia Verificada e esses números animam ela e mais duas jornalistas que trabalham para verificar as informações enviadas pelos usuários.

"O aplicativo veio como um presente. Agora eu preciso estar renovada para aguentar o que eu coloquei no ar. Mas é um respiro", afirma a profissional.

(Foto: Luiz Alberto)

Como funciona - após baixar o aplicativo em Android ou IOS, de forma gratuita, ou acessar o site, basta criar um usuário e começar a utilizar.

Para enviar uma notícia, clique no botão de adicionar, insira o link da matéria lida e as informações. Em "comentário opcional", o usuário também pode escrever qual parágrafo gostaria de verificar e mais detalhes.

Depois, é só cadastrar a notícia em uma hashtag, pois assim, cada vez que a publicação receber uma atualização, será enviada uma notificação para o celular.

A resposta, que pode ser verdadeira, falsa ou indeterminada (caso não haja informações que comprovem sua origem), é devolvida em até 24 horas. Cada notícia vem também com uma resenha que aponta o motivo, fontes e os dados que a tornam verdadeira ou falsa.

"O aplicativo não é para combater fake news, o objetivo é fazer com que as pessoas que publicam fake news sejam expostas", afirma Thayara.

"Seguimos a diretriz europeia de 'autocontrole da publicidade', assim a partir do momento que as pessoas públicas se comprometem publicamente a serem verificadas pelo aplicativo, a gente aponta quem está falando a verdade e quem está mentindo", completa.

A jornalista também afirma que o projeto deseja ajudar os profissionais da comunicação, constantemente atacados por populares que se manifestam contra a imprensa.

Veja Também

Soraya Thronicke será tema do samba-enredo da escola de samba Igrejinha

Famílias podem continuar no residencial Novo Carandiru

Aposentado alcança alta produtividade no cultivo de morangos em MS

Tribunal de Justiça oferece curso preparatório para adoção