Geral

“Jogos é integração” JIUFMS promove o esporte dentro da universidade

Jogos Interatléticos da Universidade Federal são, mais do que se espera, sobre trabalho em equipe

|
Clara Borba Deps
Jogo de futsal feminino dos Jogos Interatléticos da UFMS (Foto: Bruna Brondani)

A edição mais recente dos Jogos Inter-Atléticos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) começou no último final de semana do dia 6. No sábado, dia 14, marcado pelas competições de equipe, o Diário Digital foi conferir o evento esportivo.

Aquecimento do jogo de vôlei feminino da atlética PSICAA e AAAJUFMS (Foto: Clara Borba Deps)

Os jogos já começaram as 8 da manhã com as modalidades de futsal e seguiram até o vôlei e o basquete, masculino e feminino. 

 (Foto: Clara Borba Deps)

A torcida tem instrumentos de percussão e contam com bateria pra ajudar no grito. 
No fim, o que mais chamam atenção, são as cores. Em cada jogo tem inúmeras camisetas de times e cores diferentes, torcendo para um adversário ou para um companheiro. Mais de 200 atletas reunidos em uma manhã só. Fomos atrás para saber como é organizado todo o evento e qual a experiência de ficará atrás de um torneio desse.

Jogo de basquete masculino da FACHAAA contra AAAMUFMS (Foto: Clara Borba Deps)

Organização - De acordo com Maria Eduarda Reis Ferreira e Lucas da Silva Mendonça, o evento evidenciou uma transformação significativa no cenário esportivo universitário, refletindo a resiliência e adaptação da comunidade acadêmica.

Organizar o evento tem sido um trabalho árduo, especialmente com o peso de reestruturar tudo após a pandemia. Ferreira e Mendonça destacam que, apesar dos desafios, como a perda de atletas e o enfraquecimento de apoios externos durante o período de afastamento, o esforço é recompensado pela satisfação de ver a comunidade se engajar e se divertir. A edição mais recente, apesar das dificuldades, foi uma das maiores já realizadas, demonstrando o compromisso renovado da nova geração de organizadores.

Maria Eduarda Reis Ferreira e Lucas da Silva Mendonça (Foto: Clara Borba Deps)

Como tudou mudou–A pandemia trouxe uma pausa inesperada que afetou profundamente a dinâmica dos jogos. A reentrada no cenário esportivo envolveu um aprendizado acelerado e a reconstrução de processos, desde a gestão de inscrições até a organização dos jogos. Este esforço não apenas garantiu a continuidade do evento, mas também revitalizou a importância dos Jogos Inter-Atléticos como um pilar para a integração e o incentivo ao esporte dentro da UFMS. Maria Eduarda quando pergunto qual o lema dos jogos, ela cita a frase que ouço em todos as partidas, “Jogos é Integração“.

Veja Também

Atuação do MPMS obriga Campo Grande a criar Plano Anual de Limpeza

Praça Ary Coelho tem Casa do Papai Noel e muitas luzes; veja fotos

Mãe e filha morrem em acidente envolvendo três veículos

Energisa leva serviços e orientações à 6ª edição do Frango no Rolete