Inverno aquece venda de carne no Mercadão
Desde janeiro a carne contou com 35% na queda do preço
A carne desde o início do ano está em queda e segundo a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) já alcançou 35% desde janeiro deste ano, o valor da arroba do boi gordo continua sendo pressionado para baixo. Ainda não é possível sentir tanta mudança radical nos preços para o consumidor final, mas ela continua sendo queridinha das mesas e neste frio aumentou a venda em 30% , na Capital.
Com o frio, aumenta a procura da dona de casa por carnes e itens para fazer aquele caldo gostoso ou comidas fortes . E para aquecer e preparar pratos típicos do inverno os açougues estão vendendo o triplo de carnes de segunda e com osso nestes dias de frio intenso.
A reportagem do Diário Digital esteve na manhã desta sexta-feira (16), para conferir de perto a principal saída das carnes por lá. Na banca do DIB, há mais de 50 anos no Mercadão o açougueiro Valter Rodrigues contou sobre as carnes que estão mais saindo por lá."Ossobuco, dobradinha, pescoço carnudo,mocotó de boi, costela são os que estamos vendendo muito bem. O puchero é um dos carros chefes no inverno. Hoje cortei 20 ossobucos e são 9h45 e já está acabando. ", revelou o açougueiro.
Os preços variam de R$2,50 a R$18 reais . A maior procura pelas carnes é das 6h às 10h e saem para as receitas mais variadas desde a tradicional pucherada a dobradinha, feijoada dentre outros confirmadas por uma cliente que estava garantindo seu almoço. “O guisado de carne de sol é um dos queridinhos neste frio lá em casa, mas depende do tempo que temos para fazer as comidas. Lá em casa esta semana teve uma feijoada que caí muito bem”, contou Karen Malagoline.
Deu água na boca? Segue uma receita do tradicional pucheiro pantaneiro:
- 1 quilograma de puchero com osso
- 4 mandiocas em pedaços
- 1 batata doce média
- 1 cebola picada
- 1 alho poró picado
- 1 talo de salsão picado
- 1 cenoura média
- 1 espiga de milho
- 4 dentes de alho
- 4 colheres de sopa de azeite de oliva
- sal a gosto
- pimenta preta a gosto
MODO DE FAZER
Pré-aqueça uma panela com o azeite e comece preparando todos os ingredientes do puchero:
- Corte a carne em cubos médios;
- Corte a cebola, o salsão, o alho poró e o alho finamente;
- Corte o milho em 4 partes;
- Corte os demais vegetais em cubos médios.
Primeiramente doure os cubos de carne de todos os lados na panela com o azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto. Quando toda a carne estiver dourada, junte a cebola, salsão, alho poró e alho. Refogue bem até que tudo esteja corado. Adicione A mandioca e cubra com água. Ele demora mais para cozinhar que os outros vegetais, portanto é o primeiro que precisa entrar na panela. Deixe cozinhar até a carne e o aipim ficarem bem macios. Dica: você pode escolher cozinhar na pressão para ganhar tempo e amaciar a carne mais rápido, ou cozinhar na panela normal por mais tempo, até que a carne amacie. No puchero, a carne precisa estar bem macia e praticamente soltando do osso. Nesse estágio, o caldo já estará com muito sabor da carne! Um caldo rico em sabor faz toda a diferença no puchero.Adicione os vegetais e Cozinhe por mais cerca de 10 minutos, ou até que os legumes estejam macios, e acerte o sal e a pimenta. Quando todos os vegetais estiverem bem macios e o caldo bem grosso e encorpado, é hora de finalizar Sirva este delicioso puchero ainda quente e, se desejar, finalize com ervas frescas. E lembre-se: o puchero não é uma sopa, mas ele precisa ter um pouco de caldo, grosso e encorpado! Ele é um prato rico, substancioso e muito nutritivo, podendo ser apreciado como prato único. Bom apetite!
Veja Também
Confira dicas de médica dermatologista para manter a saúde da pele
Avaliação positiva dos usuários do Hospital Regional atinge 76%
Confira cinco atividades físicas para iniciantes
PMA flagra pesca predatória durante o período de defeso e aplica multas a infratores