Internos do semiaberto reformam escola em programa do Judiciário
Ação faz parte da 16ª edição do programa Revitalizando a Educação com Liberdade


Um grupo de 25 internos do regime semiaberto do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira está reformando a Escola Estadual Professora Delmira Ramos dos Santos, localizada no bairro Coophavila II, em Campo Grande. A ação faz parte do programa Revitalizando a Educação com Liberdade, idealizado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, que iniciou sua 16ª edição no dia 5 de dezembro.
Os detentos estão trabalhando como pedreiros, pintores, serralheiros e ajudantes de pedreiro, recebendo um salário mínimo mensal durante os cinco meses de execução da obra. Além de proporcionar um trabalho remunerado, o programa oferece aos internos uma capacitação profissional e contribui para a remissão de penas.
O projeto tem um caráter pedagógico e social, permitindo que os detentos, ao desempenharem suas funções na reforma da escola, se tornem protagonistas de um processo de transformação na comunidade. A ação também visa garantir que os internos paguem sua "dívida com a sociedade", conforme destacou o juiz Albino Coimbra Neto, idealizador do programa. O trabalho contribui para a reintegração dos detentos, proporcionando-lhes uma nova perspectiva de reinserção social.
Veja Também
Sancionada lei que cria Patrulha Maria da Penha em Dourados
Ministério Público investiga extração ilegal de basalto em Deodápolis
Imposto de Renda pode virar apoio para crianças com câncer em Campo Grande
IFMS prorroga inscrições para concursos públicos até 22 de abril
