Internos do semiaberto reformam escola em programa do Judiciário
Ação faz parte da 16ª edição do programa Revitalizando a Educação com Liberdade
Um grupo de 25 internos do regime semiaberto do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira está reformando a Escola Estadual Professora Delmira Ramos dos Santos, localizada no bairro Coophavila II, em Campo Grande. A ação faz parte do programa Revitalizando a Educação com Liberdade, idealizado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, que iniciou sua 16ª edição no dia 5 de dezembro.
Os detentos estão trabalhando como pedreiros, pintores, serralheiros e ajudantes de pedreiro, recebendo um salário mínimo mensal durante os cinco meses de execução da obra. Além de proporcionar um trabalho remunerado, o programa oferece aos internos uma capacitação profissional e contribui para a remissão de penas.
O projeto tem um caráter pedagógico e social, permitindo que os detentos, ao desempenharem suas funções na reforma da escola, se tornem protagonistas de um processo de transformação na comunidade. A ação também visa garantir que os internos paguem sua "dívida com a sociedade", conforme destacou o juiz Albino Coimbra Neto, idealizador do programa. O trabalho contribui para a reintegração dos detentos, proporcionando-lhes uma nova perspectiva de reinserção social.
Veja Também
Bancos voltam a funcionar normalmente hoje
MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde