Geral

Integrante do PCC vai a júri nesta quinta-feira quatro anos após matar rival

Réu retorna a sala do julgamento dois meses após ser condenado por tentativa de homicídio

|
Victória de Oliveira
James Deann Lucas Martins encara julgamento no Fórum de Campo Grande - (Foto: Arquivo/DD)

James Deann Lucas Martins, de 29 anos, ocupa o banco de réus da 1ª Vara do Tribunal do Júri nesta quinta-feira, 06 de outubro, para ser julgado pelo assassinato de Jamsonn Luiz Cordeiro, com 19 anos na época, quatro anos após o crime, em maio de 2018, no Jardim Noroeste, em Campo Grande (MS). No mesmo mês daquele ano, James tentou matar o jovem, que sobreviveu. Em agosto deste ano, foi condenado a 11 anos de prisão pela tentativa de homicídio.

Hoje, volta ao julgamento para responder pelo homicídio consumado da vítima. James, integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC), e Jamsonn, suposto integrante do Comando Vermelho (CV), eram rivais de facções. A denúncia do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) aponta que o autor queria matar a vítima após descobrir que o jovem tentou se relacionar com a então companheira de James, além de ter desrespeitado outros membros do PCC.

Em 12 maio de 2018, quando ocorreu o primeiro crime, James Deann foi até a casa do jovem, junto a comparsa. O autor gritou pelo nome de Jamsonn, que foi até o portão, e disparou contra a vítima para matá-la. Os homens fugiram do local e o jovem foi socorrido e encaminhado para a Santa Casa de Campo Grande, onde passou por cirurgia e se recuperou. Na ocasião, o caso foi enquadrado como tentativa de homicídio.

Cerca de 18 dias após o crime, em 30 de maio de 2018, James conseguiu de fato assassinar o rival. Escondeu-se em terreno baldio de avenida no Jardim Noroeste e esperou a vítima passar. Ao notar a presença de Jamsonn, disparou diversas vezes contra ele. 

Condenado - Em agosto deste ano, James Deann passou pelo julgamento referente à tentativa de homicídio. Na ocasião, o juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida assinou a condenação de pena de 11 anos de prisão pelo crime. A pena inicial era de 14 anos, porém foi reduzida. James também respondeu pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.


 

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116