Instituto Integrado de Saúde oferece exame para identificar HPV
Serviços serão ofertados entre os dias 12 e 16 de setembro, no Instituto Integrado de Saúde


Jovens de 16 a 25 anos podem participar de um estudo que visa avaliar o impacto da vacinação contra o papilomavírus humano, também conhecido como HPV. Pessoas de diferentes idades ainda podem fazer o teste rápido para identificar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Parte da campanha Eu Respeito de setembro e do programa Sou Mulher UFMS, os serviços serão ofertados entre os dias 12 e 16 de setembro, no Instituto Integrado de Saúde.
A diretora de Inclusão e Integração Estudantil da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e professora do curso de Enfermagem, Luciana Contrera, explica que a iniciativa faz parte do projeto POP Brasil, do Ministério da Saúde, e ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande.
O estudo é realizado em todo o país e é importante também para a conscientização sobre a doença. “O câncer cervical é o quarto mais comum em mulheres e 99% dos casos estão ligados à infecção genital por HPV”, afirma.
Segundo a professora, o projeto é coordenado pelo Hospital Moinho dos Ventos, do Rio Grande do Sul. A instituição define uma meta para cada região brasileira e a expectativa é realizar uma coleta significativa em Campo Grande. “O POP envolve coleta de amostras biológicas para rastreamento de HPV em jovens de ambos os sexos”, diz.
Para o exame, os jovens devem fazer o pré-agendamento pelo telefone da Clínica Escola Integrada, no número (67) 3345-7968. A ação ocorrerá das 8h às 16h, sem intervalo para o almoço. Com relação às ISTs, serão realizados testes rápidos para vírus da imunodeficiência humana (HIV), Sífilis e Hepatites B e C. A testagem não necessita de agendamento e será oferecida sob demanda espontânea na Clínica, das 13h às 16h.
Veja Também
TJMS avalia uso de inteligência artificial para análise de petições iniciais
AcolhEduc promove inclusão linguística de imigrantes em Dourados
Trabalhador é resgatado de fosso de oito metros de profundidade em MS
