Geral

Insegurança alimentar é tema da Campanha da Fraternidade de 2023

Ideia é sensibilizar a sociedade e a igreja para enfrentar a fome

|
Thaís Matos
Arquidiocese de Campo Grande realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira. (Foto: Luciano Muta)

A Arquidiocese de Campo Grande realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, 22, para iniciar a campanha de fraternidade em 2023.

A igreja realiza a campanha há mais de 60 anos, com intuito de tentar unir a fé e a vida. O tema deste ano é a superação da fome, a ideia é sensibilizar a sociedade e a igreja para enfrentar a fome. 

O arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa ressalta a importância da iniciativa. “É muito importante que a campanha da fraternidade não se atenha ao período da quaresma. O que a gente espera dessa campanha é que isso possa se aprofundar ainda mais em Campo Grande”. 

Arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa (Foto: Luciano Muta)

O lançamento oficial da campanha acontece no próximo domingo, 26 de fevereiro, no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, às 09h, durante a missa de abertura. Na oportunidade, aos fiéis é solicitado a doação de alimentos não perecíveis que serão doados para entidades sociais assistidas pela Arquidiocese.

No Brasil, mais de 30 milhões de pessoas passam fome, os dados são do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar. O problema carrega muitas consequências, desde a desestruturação familiar até o aumento da violência. É o que afirma o padre Vander Luiz Casemiro. 

“No material da campanha são tratados diversos pontos que nos levam à uma compreensão maior das causas e consequências da fome. O desemprego, conflitos políticos, causas naturais, como a pandemia, aumento da criminalidade e tantas outras questões”, afirma. 

O material também traz propostas de intervenções, pessoais e comunitárias, para conscientização da sociedade. Dentre elas, a prática do voluntariado, motivação dos fiéis, participação nos conselhos e contato com os órgãos competentes.

É a terceira vez que a fome é tema da Campanha da Fraternidade, nos anos de 1975, 1985 e agora em 2023. 

Veja Também

Crianças lançam seus próprios livros por meio de projeto de escola de Bonito

Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional

Procurador da República abre inquérito para investigar ação da PRF

Último fim de semana de 2024 tem espetáculos e shows gratuitos