Diário Digital
 
Geral

Inscrições abertas para a Pesquisa-Ação: Agentes Culturais

Objetivo é incentivar e aprimorar as práticas culturais democráticas

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

As inscrições para agentes culturais de todo o Brasil estarão abertas até o dia 14 de abril. A Pesquisa-ação: Agentes Culturais Democráticos é uma iniciativa conjunta do Ministério da Cultura (MinC) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), realizada em parceria com o Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), com o apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sendo administrativamente executada pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Fapex).

O objetivo principal desta atividade é promover a troca e o desenvolvimento de conhecimentos, através de diálogos entre a pesquisa e as experiências de 600 agentes culturais de todo o país. Busca-se, assim, incentivar e aprimorar as práticas culturais democráticas em meio ao contexto atual vivenciado pelo Brasil.

Inserido nas ações de fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e das políticas de formação cultural do (MinC), em colaboração com a Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli) e a Secretaria dos Comitês de Cultura (SCC), o projeto concentra-se na capacitação de gestores e agentes culturais em políticas públicas e projetos da sociedade civil.

Das 600 vagas disponíveis, 500 são destinadas ao público em geral, com inscrições gratuitas para maiores de 18 anos associados a organizações culturais. Há uma distribuição de vagas por estado e Distrito Federal, além de reservas específicas para pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+ e com deficiência. Para acessar o formulário de inscrição, clique aqui. As 100 vagas restantes são destinadas a agentes culturais vinculados a entidades específicas.

Os 600 participantes selecionados serão envolvidos em encontros formativos realizados entre maio e setembro de 2024, distribuídos em 13 módulos online. Estes encontros contarão com a presença de 12 pesquisadores e 24 auxiliares de pesquisa, abordando temas relevantes para a ação cultural diante dos acontecimentos recentes. Durante as atividades, os agentes terão a oportunidade de desenvolver Planos de Ação Cultural, fundamentados em suas experiências e nas discussões estabelecidas no âmbito do projeto.

Veja Também

'Formigão do Vidro' dá destino correto a toneladas de resíduos em MS

Dourados terá ponto facultativo, mas serviços essenciais funcionam

Páscoa Fantástica no Pátio Central Shopping

Asilo São João Bosco sorteia carro zero para ampliar arrecadação

AddThis Website Tools