Inquérito apura abuso de preços em ônibus Campo Grande x Corumbá
MPMS deverá investigar conduta de empresa após denúncia de passageiros


A única empresa de transporte rodoviário responsável pelo trajeto entre Corumbá e Campo Grande será investigada por prática abusiva de preços pela 25ª Promotoria de Justiça de Campo Grande. O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) torna pública a conversão do procedimento preparatório em inquérito civil.
A partir de uma representação protocolada na Procuradoria-Geral de Justiça em Junho de 2024 se deu o início das investigações. Segundo a denúncia dos consumidores que reclamam do valor da passagem do trecho Campo Grande x Corumbá, vem sendo cobrado a R$ 237,48 por 427 km de percurso.
Na comparação com outro trecho de maior distância, Campo Grande x Cuiabá, com 703 km, a empresa cobra R$ 194,00, fundamentando o abuso de preço.
A empresa de transporte, sediada em Presidente Prudente (SP), em resposta à notificação do MPMS, argumenta que os valores das passagem intermunicipais em Mato Grosso do Sul são regulados pela Agência Estadual de Serviços Públicos (Agems). Para o transporte interestadual, a empresa alega que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) permite a livre prática de preços, segundo a resolução ANTT nº 6.033/2023.
Depois de analisar as informações e realizar pesquisas de preços, considerando o prazo legal para conclusão do procedimento preparatório encerrou-se na data de 23 de Abril de 2025, o procedimento foi convertido em inquérito civil.
A medida indica, segundo o MPMS, que o caso precisa ser analisado profundamente para determinar se existe de fato a prática abusiva de preços ao consumidor, podendo configurar infração ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e demais legislações vigentes. A empresa foi formalmente notificada e terá prazo de 15 dias para apresentar esclarecimentos e eventuais documentos com relação ao caso.
Veja Também
Brasil espera mobilização de Brics para resultados ambiciosos na COP30
TJMS quer criar 160 novos cargos efetivos
Brics terá reunião de Conselho Popular no Rio de Janeiro
Governo de MS promove 1º Encontro da Rede de Gestão Estratégica
