Geral

Imposto do bem: contribuintes podem fazer doações ao declarar IR

Valores vão para instituições que ajudam crianças, adolescentes e idosos

|
Redação
Instituições de apoio são beneficiadas com doações (Foto: Bruno Rezende/Portal MS)

O governo do Estado está com a campanha "Imposto de Renda Solidário" que tem como objetivo incentivar a doação para fundos sociais da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa. Durante a declaração do imposto de renda, o contribuinte pode fazer a destinação de até 6% para doação.O prazo para declarar o imposto de renda está aberto desde o dia 15 de março e vai até o dia 31 de maio.

Os recursos doados pela população podem ser utilizados pelo poder público em ações realizadas pelos próprios Conselhos, como o Conselho da Criança e do Adolescente e também do Idoso. Os valores ainda podem ser utilizados via chamamento público. Um exemplo foi o chamamento público realizado pela Secretaria de Estado Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), com recursos do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência que atendeu mais de 40 instituições que trabalhavam em projetos de prevenção de violência sexual, violência doméstica, uso de drogas lícitas e ilícitas, abuso, exploração sexual, suicídio e ou gravidez precoce, de crianças e adolescentes.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCMS), Contador Otacílio dos Santos Nunes, a doação é fácil de ser feita.  

"O contribuinte ao direcionar esses valores para as instituições de Mato Grosso do Sul, o dinheiro que seria pago de imposto de renda fica aplicado em Mato Grosso do Sul. Na realidade não é uma doação, porque quando você faz o direcionamento, se você tem imposto a recolher, você pega parte do imposto e direciona para o Conselho do Idoso ou da Infância e Adolescência".

 

Veja Também

MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde

Nova sede da Casa da Saúde e Remédio em Casa no MS

Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP