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Imersão apresenta soluções para digitalização de processos

Ferramenta chega ao município de forma gratuita, porém, a implantação só acontece por conta dos investimentos

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Gabriel Telê Santana
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(Foto: Divulgação/ Prefeitura CG)

A modernização da gestão por meio do uso de tecnologias também está presente no calendário oficial pelos 124 anos de Campo Grande. Neste sentido, a Prefeitura de Campo Grande, através da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), realizou nesta terça-feira (24) a 3ª edição da Imersão Tecnológica. O evento dedicado aos servidores públicos municipais tem o objetivo de oferecer treinamentos e capacitações sobre as ferramentas e sistemas implementados na gestão municipal.

Neste ano, um dos assuntos abordados foi a implantação em Campo Grande do SEI! (Sistema Eletrônico de Informação), ferramenta desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e disponibilizada para a Prefeitura Municipal que consiste numa plataforma que reúne diversos módulos e funcionalidades voltadas à promoção da eficiência administrativa.

O diretor de Projetos e Tecnologia da Informação da Agetec, Luís Cezar Ribeiro, explica que a ferramenta chega ao município de forma gratuita, porém, a implantação só acontece por conta dos investimentos que o setor de tecnologia da informação tem recebido por parte da administração municipal.

“É um sistema robusto e utilizado por vários órgãos como o Tribunal Regional Federal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Defensoria Pública do Estado, Governo Federal, dentre outros. O software não representa custos, no entanto, a implantação só tem sido possível graças aos investimentos em infraestrutura de armazenamento e processamento que recebemos. E mesmo sendo previstos investimentos futuros, eles representam gastos bem menores do que se fôssemos contratar uma solução”, salientou.

Com interface amigável, o SEI! é um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos que tem como principal característica a eliminação da necessidade do uso de papel na criação de processos institucionais, permitindo que sejam editados, atualizados e compartilhados através do ambiente virtual.

“Isso é o fim da pasta verde na prefeitura. Muito em breve faremos a virada de chave e, a partir de então, não utilizaremos mais o sistema antigo que tínhamos que só gerava um número e o processo todo corria no formato físico, em papel. Nós já temos a legislação publicada e tão logo, começaremos a gerar processos de maneira digital, o que vai gerar muita economia, não só em matéria de impressão com custos de equipamentos, toners, papel e aquisição de pastas, mas também logística de transporte e tempo, algo que é fundamental”, pontuou o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Cardoso.

Conforme a Agetec, o próximo passo é, com o auxílio dos especialistas em processos, especialistas em negócios e agentes de mudança que participaram da imersão, realizar levantamentos de informações junto às secretarias nas quais são lotados, para que a implantação seja concluída, gerando economia de recursos e proporcionando agilidade na tramitação dos processos.

Ainda durante as atividades da 3ª edição do Imersão Tecnológica, também foi apresentado o Sistema de Planejamento On-line da REME (Rede Municipal de Ensino), uma implementação nas ferramentas utilizadas pela Secretaria de Educação (Semed). O módulo desenvolvido em parceria com coordenadores e diretores que levará todas as atividades de planejamento das aulas para o ambiente virtual, proporcionando mais agilidade, eficiência, economia e melhor gestão ao longo do processo.

A secretaria adjunta de Educação, Juliana Ribeiro, destacou o papel fundamental da tecnologia na facilitação do trabalho público. “Servidores e líderes municipais estão sendo preparados para o as inovações tecnológicas, através do trabalho de excelência da Agetec. Acesso rápido, seguro e prático também está chegando nas escolas, através do Planejamento On-line da REME, facilitando o trabalho dos nossos professores na condução das suas atividades pedagógicas”, frisou.

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