Imagens de jacarés lutando para sobreviver no Pantanal seco causam comoção; veja vídeo
Animais se debatem em poça de lama para tentar alcançar água em bebedouro
As imagens que mostram jacarés lutando para sobreviver em uma poça de lama no Pantanal sul-mato-grossense causaram comoção na internet. O bioma enfrenta seca severa.
O vídeo foi feito na Fazenda Sagrado Pantanal do Abobral, em Corumbá-MS, no dia 12 de Julho. Desde a postagem em perfis do Instagram, o assunto vem sendo comentado nas redes.
As imagens mostram jacarés abarrotados lutando para alcançar um bebedouro de água para cavalos e gado. Alguns dos animais, inclusive, já parecem estar mortos.
“Triste situação alguns lugares do Pantanal Sul-mato-grossense passam por uma seca severa na imagem Fazenda Sagrado Pantanal do Abobral Corumbá-MS”, diz a legenda do vídeo nos perfis MSboiada e Comitivasbrasil.
Na postagem, um internauta chama atenção para outra atitude que merece alerta. “Além da falta de chuvas, estão fazendo muitos poços semi-artesianos para encher represas. Vai secar mais no decorrer dos anos”, aponta.
Emergência – Diante da seca, o governador Reinaldo Azambuja decretou estado de emergência para reforçar o combate a incêndios em Mato Grosso do Sul. O Decreto foi motivado pela intensa estiagem que já dura mais de 25 dias e o aumento em focos de incêndios no Estado.
Segundo o governador, MS está passando por uma das maiores estiagens dos últimos anos, com uma expressiva queda nas precipitações pluviométricas na faixa de 25% a 50% abaixo do que era esperado para o mês, tendo como consequência o surgimento de centenas de focos de calor e incêndios de grandes proporções, principalmente na região pantaneira.
Veja Também
Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116