IFMS tem nove projetos selecionados em programa da Itaipu Binacional
Iniciativas abordam temas como piscicultura, agricultura familiar sustentável e energias renováveis
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi contemplado na seleção de projetos de extensão promovida pela Itaipu Binacional, por meio do programa de Sustentabilidade Territorial. O edital, que abrange os estados do Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul, selecionou 210 projetos de 16 instituições públicas de ensino, incluindo nove do IFMS.
Com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, os projetos selecionados abordam temas como agricultura familiar sustentável, piscicultura, prevenção de poluição, hidroponia e manejo sustentável. O programa concede bolsas a coordenadores e graduandos para fortalecer a relação entre as universidades e a comunidade.
Dois dos projetos do IFMS estão relacionados à piscicultura. Um deles, coordenado pelo professor Odair Diemer do Campus Coxim, envolve inovação na tilapicultura utilizando biotecnologia, energia solar e tanques de geomembrana para eliminar a emissão de efluentes. Já o projeto coordenado pelo professor Celso Costa do Campus Ponta Porã, propõe automação e monitoramento de tanques de criação de peixes com o uso de tecnologias IoT, melhorando a eficiência da produção e capacitando agricultores.
Além do IFMS, outras instituições sul-mato-grossenses, como a UFMS, UFGD e UEMS, participaram do edital da Itaipu, com projetos voltados à sustentabilidade, agricultura familiar, energias alternativas e gestão de resíduos sólidos.
Veja Também
Hospital da Capital busca voluntários para estudo que visa prevenir AVC
Cantora Pretah encerra a programação anual do Som do Sesc
Docente da UEMS tem livro como base em matéria do The New York Times