IFMS aplicará prova para mais de 5 mil candidatos neste domingo, 26
Instituto registra recorde histórico de inscritos em seleção para cursos técnicos integrados ao ensino médio

Os 5.008 candidatos inscritos no Exame de Seleção 2026 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizarão neste fim de semana a prova que garante ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. O número representa o maior volume de participantes desde a criação da instituição.
A lista final de inscritos homologados, locais de prova, nomes dos candidatos que terão atendimento diferenciado e daqueles dispensados da realização do exame por conta de oferta superior ao número de candidatos, foi publicada na quarta-feira, 22, na Central de Seleção do IFMS.
Segundo a instituição, o curso com maior concorrência é o técnico em Administração do Campus Campo Grande, no período matutino, com 9,93 candidatos por vaga. Em seguida, estão os cursos técnicos em Informática do mesmo campus: 6,90 candidatos por vaga no matutino e 5,70 no vespertino.
Aplicação da prova - A avaliação acontecerá no domingo, 26 de outubro, nos dez municípios onde o IFMS possui campus: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Na capital, a maior parte dos participantes realizará a prova nos Complexos Multiuso I e II da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Já os candidatos que solicitaram atendimento diferenciado deverão se apresentar no Campus Campo Grande do IFMS (Rua Taquari, 831 — Bairro Santo Antônio), onde a prova será aplicada no Bloco F.
Os portões serão abertos às 7h30 e fechados, impreterivelmente, às 8h30 (horário de Mato Grosso do Sul). Após este horário, não será permitida a entrada.
Orientações aos candidatos
É obrigatório apresentar documento oficial de identificação com foto, físico ou digital, conforme previsto no edital do Exame de Seleção 2026.
A diretora de Educação Básica do IFMS, Glaucia Vasconcelos, reforça a importância de chegar com antecedência:
“Caso o candidato não tenha um documento com foto, orientamos que procure a coordenação do Exame de Seleção com a certidão de nascimento. Será feita a coleta da digital e o acesso à prova será autorizado", explica.
A recomendação também vale para quem pagou a taxa, mas não consta na lista final de inscritos:
“Se o pagamento foi efetuado até 9 de outubro e o nome não aparecer na relação, o candidato deve apresentar os comprovantes de pagamento e de inscrição junto ao documento de identificação”, orienta.
Durante a prova, serão permitidos somente caneta azul ou preta de tubo transparente, lápis, borracha, água sem rótulo e pequenos lanches.
A prova terá duração de quatro horas e será composta por 30 questões objetivas de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais. A saída definitiva será permitida após uma hora do início, e o caderno de questões poderá ser levado apenas após uma hora e meia.
Vagas ofertadas
Ao todo, foram disponibilizadas 1.840 vagas totalmente gratuitas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio dos campi do IFMS, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2026.
Confira cada documento na íntegra:
Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser enviadas para processoseletivo@ifms.edu.br.
Veja Também
Alerta de tempestade neste sábado e domingo em Campo Grande
Município deve apresentar plano para abastecimento de remédios essenciais
Inquérito apura desmatamento, queimadas e erosão em áreas rurais de Bonito
Líderes femininas de MS podem disputar bolsas para formação em Londres