Geral

Ícone da culinária, vovó Palmirinha morre aos 91 anos

Palmirinha era sucesso entre amantes da culinária e conhecida como 'a vovó mais querida do Brasil'

|
Da redação, com Portal R7
Vovó Palmirinha morreu aos 91 anos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Ícone da culinária brasileira, Palmira Nery da Silva Onofre, apelidada carinhosamente de ‘vovó Palmirinha’, morreu neste domingo (7), aos 91 anos. A culinarista estava internada e enfrentava problemas renais crônicos. A informação foi confirmada por meio de uma publicação nas redes sociais da apresentadora.

Segundo a publicação, vovó Palmirinha morreu por volta das 10h20 (horário local de Mato Grosso do Sul), em hospital particular de São paulo. Ela estava internada há quase um mês, desde o dia 11 abril, para tratar problemas renais crônicos.

“Palmirinha era considerada a vovó mais querida do Brasil por sua atuação de décadas como apresentadora de programas de culinária na TV aberta e fechada.”, diz nota publicada no Instagram oficial da apresentadora. A vovó começou na televisão em 1994, aos 63 anos. 

As informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas em breve pela família. Palmirinha deixa três filhas, Tânia, Sandra e Nancy, frutos do casamento com Mário Onofre, seis netos e seis bisnetos.

Trajetória - Palmirinha nasceu em 1931, em Bauru, no interior de São Paulo, e começou a cozinhar muito nova, mas foi só em 1994, aos 63 anos, que estreou na televisão. A primeira participação nas telinhas foi no programa de Silvia Poppovic, na Rede Bandeirantes, quando contou sua história em um quadro com o tema 'Criei meus filhos sozinha'. Como gentileza pela oportunidade, a cozinheira deu à apresentadora uma cesta com empadinhas e sonhos feitos por ela. Silvia ficou tão tocada com a atitude que divulgou o trabalho e o telefone de Palmirinha.

A divulgação foi um sucesso e, além de novos clientes, a culinarista ganhou outra admiradora: Ana Maria Braga. A então apresentadora do Note Anote, da Record TV, convidou-a para fazer uma participação no programa, e o que era para durar apenas um dia se tornou uma história de quase cinco anos de trabalho.

Depois, Palmirinha passou pela TV Gazeta — como colaboradora de Mulheres e Pra Você e, mais tarde, com o próprio programa, o TV Culinária — e Fox Life, com o Programa da Palmirinha. O último trabalho fixo na televisão foi em Chefe ao Pé do Ouvido, no canal GNT, em 2019.

Veja Também

Rodovia BR-163/MS terá movimento intenso na virada do ano

Moraes pede explicações sobre visitas a presos do Inquérito do Golpe

Adestrador de cavalos de MS faz sucesso nos Estados Unidos

Confira dicas de médica dermatologista para manter a saúde da pele