Diário Digital
 
Geral

Ícone da culinária, vovó Palmirinha morre aos 91 anos

Palmirinha era sucesso entre amantes da culinária e conhecida como 'a vovó mais querida do Brasil'

|
Da redação, com Portal R7
AddThis Website Tools
Vovó Palmirinha morreu aos 91 anos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Ícone da culinária brasileira, Palmira Nery da Silva Onofre, apelidada carinhosamente de ‘vovó Palmirinha’, morreu neste domingo (7), aos 91 anos. A culinarista estava internada e enfrentava problemas renais crônicos. A informação foi confirmada por meio de uma publicação nas redes sociais da apresentadora.

Segundo a publicação, vovó Palmirinha morreu por volta das 10h20 (horário local de Mato Grosso do Sul), em hospital particular de São paulo. Ela estava internada há quase um mês, desde o dia 11 abril, para tratar problemas renais crônicos.

“Palmirinha era considerada a vovó mais querida do Brasil por sua atuação de décadas como apresentadora de programas de culinária na TV aberta e fechada.”, diz nota publicada no Instagram oficial da apresentadora. A vovó começou na televisão em 1994, aos 63 anos. 

As informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas em breve pela família. Palmirinha deixa três filhas, Tânia, Sandra e Nancy, frutos do casamento com Mário Onofre, seis netos e seis bisnetos.

Trajetória - Palmirinha nasceu em 1931, em Bauru, no interior de São Paulo, e começou a cozinhar muito nova, mas foi só em 1994, aos 63 anos, que estreou na televisão. A primeira participação nas telinhas foi no programa de Silvia Poppovic, na Rede Bandeirantes, quando contou sua história em um quadro com o tema 'Criei meus filhos sozinha'. Como gentileza pela oportunidade, a cozinheira deu à apresentadora uma cesta com empadinhas e sonhos feitos por ela. Silvia ficou tão tocada com a atitude que divulgou o trabalho e o telefone de Palmirinha.

A divulgação foi um sucesso e, além de novos clientes, a culinarista ganhou outra admiradora: Ana Maria Braga. A então apresentadora do Note Anote, da Record TV, convidou-a para fazer uma participação no programa, e o que era para durar apenas um dia se tornou uma história de quase cinco anos de trabalho.

Depois, Palmirinha passou pela TV Gazeta — como colaboradora de Mulheres e Pra Você e, mais tarde, com o próprio programa, o TV Culinária — e Fox Life, com o Programa da Palmirinha. O último trabalho fixo na televisão foi em Chefe ao Pé do Ouvido, no canal GNT, em 2019.

Veja Também

Inscrições em concursos públicos do IFMS seguem abertas até dia 10

Tribunal de Justiça define novo juiz de cooperação do programa Lar Legal MS

Ruas João Marchesi e Manoel Ferreira terão sentido único em Três Lagoas

Oficina com imortal da ABL aborda relação entre literatura e gramática

AddThis Website Tools