Geral

ICEC dos empresários bateu novo recorde em março

|
Redação

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) voltou a bater um novo recorde histórico em março, atingindo 141,5 pontos, esse é o maior índice da Série Histórica que se iniciou em março de 2010.

Na comparação com fevereiro - quando o índice atingiu 137,5 - o aumento foi de 16% e, quando comparado ao mesmo período do ano passado, em se alcançou 121,8 pontos, observa-se um crescimento de 16,2%.

Alguns fatores ajudam a explicar o comportamento otimista. Dados da CNC já tem revelado melhora da intenção de consumo e das expectativas da economia, negócios e comércio de alguns meses para cá, elevando a intenção de consumo para uma zona positiva. “Com isso, pode-se dizer que se trata de um momento em que a intenção tende a se transformar mais facilmente em consumo efetivo e, de fato, alguns empresários têm relatado melhora nas vendas. Logo a confiança do empresário também melhorou, investindo mais em mão-de-obra, fazendo com que houvesse mais admissões que demissões em fevereiro deste ano, conforme o CAGED apurou”, explica a economista do IPF MS, Daniela Dias. “

Ainda segundo o ICEC, na percepção de 51,8% dos empresários as condições do setor “melhoraram um pouco”, principalmente entre os que têm mais de 50 empregados e, para 58% as expectativas sobre a economia brasileira "melhoraram muito".

No que se refere a contratação de funcionários, para 82,2% dos empresários haverá aumento no quadro de funcionários, 61% também afirmaram que farão outros tipos de investimentos.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande