Geral

IBGE pede ajuda do governo para concluir Censo em MS

Nesta fase final, equipes estão voltando aos municípios em busca dos não-recenseados

|
Redação
(Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pediu a ajuda do governo do Estado para concluir o Censo Demográfico em Mato Grosso do Sul. O assunto foi tratada em reunião entre a direção do órgão e o o governador Eduardo Riedel nesta segunda-feira, 13 de Março, na governadoria, em Campo Grande.

O superintendente estadual do IBGE, Mário Alexandre de Pinna Frazeto explicou que a fase de coleta do Censo já terminou e que agora estão na etapa de revisões dos dados. “Estamos voltando para alguns municípios para tentar achar a população que não encontramos no período anterior. Muitas vezes as pessoas estavam ausentes ou o local fechado”, destacou.

O governador se colocou à disposição para ajudar e apoiar a instituição no que for preciso na etapa final do Censo Demográfico. Desde o início da coleta do Censo, que começou no ano passado, o Estado é parceiro do IBGE, oferecendo postos de coleta, locais para treinamento de equipes e toda estrutura requisitada para que a pesquisa seja feita em Mato Grosso do Sul.

(Foto: Álvaro Rezende/Governo de MS)

Neste momento o pedido é para interlocução com os municípios, em que existem ainda dificuldades para acesso. “Foi uma boa reunião com o governador, onde ele colocou a sua equipe à disposição para ajudar no que for preciso nesta fase do Censo. Estamos com dificuldades em alguns municípios para acesso às pessoas que faltam e o Estado vai ajudar nesta interlocução com as prefeituras. O Governo sempre foi um grande parceiro do Censo”, afirmou o superintendente estadual do IBGE, Mário Alexandre de Pinna Frazeto.

Segundo o IBGE, esta Etapa de Apuração compreende na análise dos dados coletados, com verificações dos setores e municípios, o que implica em fazer alguns retornos a campo em determinados lugares. O Censo Demográfico tem por objetivo contar os habitantes do País, identificar suas caraterísticas e revelar como vivem os brasileiros. Estas informações são essenciais para definição de políticas públicas.

(Foto: Álvaro Rezende/Governo de MS)

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116