IBGE/MS incentiva população a responder o Censo 2022
Órgão também irá abrir mais de 300 vagas de emprego na próxima semana
Neste sábado, 8 de Outubro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - MS, está realizando uma ação para conscientizar a população sobre a importância de responder o Censo 2022 para trazer informações concretas sobre a população do Estado.
O superintendente do IBGE-MS, Mário Alexandre de Pinna Fraseto, afirma que é necessário sensibilizar a população para atender os recenseadores, principalmente em condomínios e apartamentos, além de mostrar que o Brasil ainda está fazendo o Censo.
“A sensibilização é para convencer os condomínios fechados e os porteiros a abrir as portas e nos deixarem conversar com os moradores”, explica. O superintende afirma que 50% da população do Estado já foi recenseada.
Vagas de emprego - Outro objetivo da ação é convocar recenseadores para trabalhar na coleta de informações, já que o Censo 2022 foi adido até Dezembro justamente pela falta de mão de obra. Serão mais de 300 vagas abertas ainda nesta semana em Campo Grande e nos demais municípios sul-mato-grossense.
“O principal motivo do adiamento é a falta de recenseador, de mão de obra, que é uma característica do sul e do centro-oeste”, afirma Mário Fraseto.
A partir de quinta-feira (13), o processo seletivo para recenseadores e agente censitário estará com inscrições abertas. Não há taxa de inscrição.
O agente censitário, que deve ter o ensino médio completo, possui um salário fixo de R$ 1700,00 e auxílio alimentação, totalizando R$ 2100,00. Já o recenseador, que deve ter o ensino fundamental completo, recebe por produtividade dos dados coletados e possui auxílio locomoção para poder visitar as casas e comércios da cidade.
Após a inscrição, os selecionados passam por um treinamento de quatro dias. Não podem se inscrever: microempreendedores com cadastro no MEI; funcionários públicos; e aposentados de serviço público.
Para se candidatar, deve ser preenchida uma ficha, disponível no site, que deve ser entregue nos pontos de coleta do IBGE. A central fica localizada na rua Barão do Rio Branco, 1431, Centro. Mais informações no site.
Conscientização - Na capital, as mobilizações estão sendo realizadas em quatro pontos. O primeiro é o Shopping Campo Grande, das 10h às 18h, no espaço Clube Gourmet; e na Praça Ary Coelho, das 08h às 16h.
Também no Semáforo da Via Park com a Antônio Maria Coelho, das 08h às 12h, sentido rotatória Deville; e nos Altos da Afonso Pena, das 13h às 17h, ponto fixo na figueira do Parque das Nações.
Veja Também
SES alinha estratégias para enfrentamento das arboviroses em MS
Cursos de artesanato ampliam oportunidades para reeducandos da Capital
Seminário debate impactos de eventos severos e ações de prevenção em MS
Pesquisa revela que brasileiros preferem ganhar presentes a PIX