Geral

IBGE faz mutirão em comunidade pobre da Capital

Ação faz parte de um esforço nacional para ampliar a cobertura do Censo 2022 nas comunidades urbanas

|
Redação
(Foto: Divulgação)

A comunidade Cidade de Deus, em Campo Grande (MS), foi o endereço da visita dos pesquisadores do IBGE. A ação faz parte de um esforço nacional para ampliar a cobertura do Censo 2022 nas comunidades urbanas e favelas (aglomerados subnormais), e integra a etapa de apuração do Censo Demográfico 2022.

Objetiva-se, também, reduzir o percentual de lares onde nenhum morador respondeu ao Censo, seja porque o recenseador não encontrou ninguém em casa, seja porque o morador se recusou a participar da pesquisa.

Um aglomerado subnormal é o nome técnico utilizado pelo IBGE para identificar locais caracterizados, em geral, por um padrão urbanístico irregular, carência de serviços públicos essenciais e localização em áreas com restrição à ocupação.

De acordo com a Coordenadora do Censo 2022 em Campo Grande, Sylvia Assad, os resultados da operação censitária trarão informações específicas sobre a população dos aglomerados subnormais, por isso a importância de todos participarem da pesquisa.

“Nesta fase, ainda estamos realizando trabalho de campo, principalmente em regiões de interesse estatístico, que são áreas de divulgação, como as comunidades. Esta é uma fase muito minuciosa, pois além de tentar reduzir os índices de não coleta, também estamos revisando o trabalho setor a setor (são 15.000 no total) para que eventuais erros de conceito ou omissões, não identificados anteriormente nos nossos processos de supervisão, possam ser corrigidos”, explicou a coordenadora.

(Foto: Divulgação)

A ação deste sábado objetivou: incentivar a população local a não ficar de fora do Censo; garantir as estatísticas que irão direcionar as políticas públicas para estes locais; explicar a importância da pesquisa para a elaboração de políticas públicas e planejamentos privados; agradecer a população que respondeu ao Censo; e reforçar que o trabalho não possui cunho fiscalizatório, mas sim estatístico.

Fase da apuração do Censo - O IBGE encerrou em fevereiro a cobertura da coleta domiciliar do Censo. Ao todo, 189.261.144 pessoas foram recenseadas (91%), levando-se em conta a prévia da população divulgada em 28 de dezembro de 2022. Apesar de a coleta regular do Censo já ter encerrado, supervisores ainda estão realizando a fase de apuração da operação para reduzir índices de não-resposta ao Censo, e verificar domicílios classificados como vagos ou de uso ocasional.

De acordo com os dados obtidos até o dia 02/03, em Mato Grosso do Sul, estimava-se encontrar 1.111.656 domicílios. No entanto, o Censo Demográfico 2022 registrou 1.204.704 (1,2 milhão) domicílios no estado, um número 10,8% maior que o estimado. Além disso, em MS, foram efetivamente recenseadas 2,6 milhões de pessoas. Destas, 49% são homens e 51% são mulheres. A média de pessoas por domicílios em MS ficou em 2,82. Esses dados têm caráter provisório e não representam o total de moradores.

De acordo com o coordenador operacional do Censo 2022 em Mato Grosso do Sul, Alex Uchôas, a etapa de apuração é a fase de análise e supervisão dos dados que foram coletados durante toda a operação censitária.

“Essa análise é feita pelo nosso Comitê de Fechamento do Censo, que reúne um grupo de notáveis cientistas sociais, economistas e demógrafos estatísticos que fazem a análise de todos os dados coletados pelo Censo. Após as análises, o Comitê pode indicar os setores censitários que precisam de revisita. Trata-se, nesse caso, de uma supervisão pontual”, explica Uchôas.

(Foto: Divulgação)

O coordenador também explica que alguns domicílios podem receber, novamente, a visita dos pesquisadores do IBGE. “Como nosso banco de dados ainda está aberto na fase de apuração, é possível realizar a entrevista com os moradores que ainda não foram recenseados. Além disso, é preciso destacar que a Pesquisa de Pós Enumeração (PPE) também está em campo. Trata-se de um estudo que objetiva avaliar a qualidade do censo. Ela é amostral e, portanto, não será realizada em todos os domicílios. Contudo, alguns moradores podem receber, mais uma vez, a visita do entrevistador do IBGE”, complementa.

Os resultados iniciais do Censo estão previstos para o final de abril, quando serão divulgadas as populações totais.

Veja Também

Prefeitura de Bonito abre cadastro de artistas para contratações em 2025

Polícia identifica 26 das 41 vítimas do acidente em Teófilo Otoni

Acordo prevê construção do Fórum da Mulher, Infância, Adolescência e Idoso

Com votação adiada, Orçamento de 2025 terá execução provisória