Geral

I Simpósio de Direito Militar está com as inscrições abertas

|
Redação

Estão abertas as inscrições do I Simpósio de Direito Militar, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS).O tema ainda é pouco conhecido, por isso o evento que é pioneiro no Estado visa fomentar a discussão sobre aspectos fundamentais do Direito Militar e servir de exemplo para a realização em outras regiões do País.

Entre os palestrantes, estão o Juiz de Direito da Justiça Militar do Estado de São Paulo, Ronaldo João Roth e o Vice-Presidente do Superior Tribunal Militar (STM), General-de-Exército Lúcio Mário de Barros Góes. São três dias de Simpósio - entre 26 e 28 de março, com a entrada gratuita ou, - opcional, a doação de um quilo de alimento perecível.

Também é finalidade do simpósio aproximar os advogados das Forças Armadas e Segurança Pública.O estreitamento de laços visa a implementação de uma advocacia mais ativa no Direito Militar.

O Simpósio de Direito Militar é direcionado a estudantes de Direito e advogados. O evento será nos dias 26, 27 e 28 de março na Uniderp, pela manhã e à noite. Serão debatidos temas como a segurança e defesa na fronteira; a militarização da defesa; a intervenção militar no Rio de Janeiro e os reflexos em Mato Grosso do Sul, emprego das Forças Armadas na Segurança Pública, entre outros. A inscrição pode ser feita no endereço http://esams.org.br/ver_curso.php?id=2522 e é gratuita.

A advogada Cláudia Novaes Paniago, Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/MS, que está à frente da organização juntamente à Comissão de Direito Militar, destaca que “a atualidade do tema vem ganhando relevância diante da maior interação dos órgãos de defesa nas questões de segurança pública”.

São colaboradores a Escola Superior da Advocacia (ESA); a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG); o Comando Militar Do Oeste (CMO); Comando da Aeronáutica – Ala 5, 6 ° Distrito Naval, Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) e a Associação dos Oficiais da PM.

ORGANOGRAMA DE PALESTRANTES

Dia 26 às 19h00min: General  Lucio Mauro de Barros Góes STM – História da Justiça Militar, Organização e Competências, ante à nova legislação


Dia 26 às 20h15min: General  de Divisão Richard Fernandes Nunes - CML- Intervenção Federal Rio


Dia 27 às 07h30min: Dr. Élcio Félix- ADESG- Segurança Nacional Interna.


Dia 27 às 09h20min: Dr. Alexandre Antunes da Silva- PM – Justiça Militar Estadual


Dia 27 às 10h40min: Contra-Almirante Carlos Eduardo Arentz - A atuação da Marinha do Brasil em águas jurisdicionais brasileiras


Dia 27 às 19h20min: Dr. Jefferson OAB- PR -  A Importância do Advogado na Justiça Militar


Dia 27 às 20h20min: Cel. Gilberto Vianna -  Escola Superior de Guerra-Sistema Vigilans


Dia 28 às 08h20min: Cel. Vasco- 9 º Região Militar - Conselho de Justificação e Disciplina


Dia 28 às 09h20min: Cel. Ricardo Freire- Escola Superior de Guerra- Garantia da Lei e da Ordem- GLO


Dia 28 às 10h40min: Dr. Ronaldo João Roth- TM-SP - “A atribuição para investigar homicídio praticado por policial militar em serviço”


Dia 28 às 19h20min: Dr. Andrew- Fernandes Faria, OAB- DF- Direito Penal Militar e Direito Processual Militar, um Filtro de Racionalidade


Dia 28 às 20h20min: Professor Dr. Pedro Villas Boas- IESP-UERJ/ESG-LEPDESP- Militarização da Política de Segurança Pública no Brasil.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande