Geral

HU-UFGD tem sala de amamentação e ordenha para as trabalhadoras

'Cantinho do mamá' foi especialmente desenvolvido para que elas usufruam de um lugar preparado e tranquilo

|
Redação
(Foto: Divulgação)

A volta ao trabalho depois que o bebê nasce pode ser um momento difícl para mãe e, por isso, é importante receber muito apoio, inclusive dos empregadores, para que as dificuldades deste período sejam superadas considerando que desmame precoce e/ou ter a introdução alimentar antecipada não são recomendados e desaconselhados. 

Os benefícios de continuar amamentando incluem a saúde nutricional e imunológico do bebê e também fortalece o vínculo entre mãe e bebê,  que passarão horas afastados, após esse retorno à jornada de trabalho.

Pensando nas servidoras, colaboradoras, terceirizadas e estudantes do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Rede Ebserh, que amamentam,  foi criado um espaço especial destinado para elas: o cantinho do mamá, idealizado pelas enfermeiras Renata Rodrigues de Paula e Taisa Bastos Dipe.

A sala, localizada na Unidade de Atenção à Saúde da Mulher (UMUL), com capacidade para duas pessoas, foi toda preparada para que as lactantes possam amamentar seus bebês ou extrair o leite, com privacidade e tranquilidade.

No local há um informativo de como realizar a ordenha, há os itens de paramentação e um freezer para conservação do leite extraído, para aquelas que os bebês não vão até o local, além do ambiente climatizado.

O espaço também foi humanizado com pinturas nas paredes alusivas ao momento do aleitamento materno e funciona com horário integral.

 

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande