HU-UFGD implanta sistema informatizado de dispensação de medicamentos
Novo recurso agiliza práticas assistenciais e administrativas do seu Setor de Farmácia.
Depois de um período de testes e estudos, o Módulo de Farmácia passa a integrar o AGHUX, que padroniza práticas assistenciais e administrativas dos hospitais federais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados ganhou um novo recurso para agilizar e padronizar as práticas assistenciais e administrativas do seu Setor de Farmácia.
O Módulo de Farmácia passou por um período de testes e estudos, e agora integra o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHUX), que é um sistema de gestão hospitalar com foco no paciente, adotado como padrão para todos os hospitais universitário filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Para a Chefe do Setor de Farmácia Hospitalar, Marcia Strassburger Araújo, o Módulo de Farmácia, no sistema AGHUX, é “uma ferramenta que otimiza e integra processos aos novos equipamentos e rotinas indispensáveis à informatização da unidade, que anteriormente era realizado de forma manual”.
Outro benefício da implantação do sistema é "o controle, a rastreabilidade e a maior segurança na dispensação dos medicamentos, diminuindo riscos de erro na entrega dos itens as unidades assistenciais do HU-UFGD/EBSERH", completa.
Até 2022, as linhas de fluxos internos e rotinas da Unidade de Dispensação Farmacêutica (UDIS), eram impressas. Agora, uma prescrição ao ser concluída, pelo médico, é enviada do sistema AGHUX à farmácia, onde é realizada a triagem pelos profissionais farmacêuticos plantonistas, que observam se a prescrição contém os itens de verificação para o atendimento seguro de medicamentos conforme o “Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos”.
Com o Módulo de Farmácia, a identificação de ocorrências e o bloqueio na triagem ficou mais assertivo e ágil. Mas ainda assim com o processo de digitalização, o setor conta com o apoio indispensável dos farmacêuticos clínicos, que atuam diretamente nas unidades assistenciais e da equipe de técnicos de farmácia e dos técnicos administrativos, que separam e dispensam os itens triados, mediante controle de lote/validade e código de barras, realizando a dupla checagem e identificando os itens que serão entregues aos pacientes.
O Setor de Farmácia do HU-UFGD destaca a importância da integração das diversas áreas para o sucesso na implantação do novo sistema, reconhecendo o apoio da Superintendência do hospital, da Gerência Administrativa (GA) e da Gerência de Atenção à Saúde (GAS), que acreditou e motivou toda a equipe de colaboradores.
Destacando, também, a importância do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (SETISD), da Unidade de Sistemas da Informação e Inteligência de Dados (USID), e da Unidade de Infraestrutura, Suporte e Segurança de Tecnologia da Informação (UISTI), que atuaram diretamente nos testes e demais configurações em toda a estrutura tecnológica para que o módulo de farmácia ganhasse a sua funcionalidade.
O desenvolvimento do AGHU foi iniciado em 2009, como parte integrante do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), destinado à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais.
Para desenvolver o AGHU, a Ebserh utilizou como base o Aplicativo de Gestão Hospitalar (AGH), sistema desenvolvido pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), levando em conta o sucesso de seu modelo de gestão.
Os primeiros módulos do AGHU foram implantados em agosto de 2010, na Maternidade Vitor Ferreira do Amaral, de Curitiba (PR). Pouco a pouco, novos módulos estão sendo implantados e mais instituições ingressam no grupo de hospitais que dispõem do AGHU.
Em março de 2015, o número de hospitais universitários usuários do aplicativo atingiu a marca de 30.
Veja Também
Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP
Projeto propõe incentivo ambiental para beneficiários do Bolsa Família
Programa de Extensão de Ensino de Línguas abre vagas para bolsistas