HU-UFGD é convidado a integrar o Ecossistema de Inovação de Dourados
Trata-se de um polo tecnológico criado com o objetivo de promover o desenvolvimento local e o fomento à inovação

Representantes do Setor de Gestão da Pesquisa do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Rede Ebserh, Éllen Daiane Biavatti de Oliveira Algeri, Rita de Cássia Dorácio Mendes e Lillian dias Castilho Siqueirra estiveram reunidos no Centro de Pesquisa do hospital, com membros da governança do Ecossistema de Inovação de Dourados, Adriana Ferreira Flores -representante da IPEGE,
Vera Luci de Almeida e Jane Corrêa S. Almeida – representantes da UFGD,Fabio dos Santos Barros – representando a UEMS.
Durante a reunião, o HU-UFGD foi convidado a integrar o Ecossistema de Inovação de Dourados e fazer parte da governança. Esse será um passo importantíssimo para o fomento da cultura de inovação não só dentro do hospital universitário, como no seu entorno.
Um ecossistema de inovação é um conjunto formado por diferentes agentes (empresas, universidades, startups, parques tecnológicos, hubs de inovação, governo e órgãos públicos) que se aliam para promover um ambiente que favoreça à inovação.
O ecossistema de inovação está bastante vinculado com a inovação aberta, que consiste em uma abordagem mais participativa e descentralizada do processo de inovação, com envolvimento de partes externas à organização.
“Fazer parte de um ecossistema de inovação faz com que o processo de inovação ganhe reforços e eficácia. O contato com diferentes entes permite uma troca de percepções e experiências que abre portas para que os profissionais envolvidos alcancem um nível de capacitação cada vez mais alto. Além disso, estar em um local inovador que estimula o aprendizado é muito importante tanto para a comunidade local quanto para os usuários. Quanto mais avançado é o polo tecnológico, mais beneficiado é o local à sua volta”, explica Ellen, Chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde.
O Ecossistema de Inovação de Dourados é um polo tecnológico criado com o objetivo de promover o desenvolvimento local e o fomento à inovação. Em Dourados, ele é composto pelas instituições Aceleradora Inova Unigran, Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), EcoInova, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Performance Engenharia e Gestão Empresarial (iPEGE), Sindicato Rural, Sebrae, Senai, Sesi, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e UNIGRAN.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Veja Também
Prefeitura realiza internação involuntária para proteger cidadão em situação de rua
Governo diz que conectará 100% das escolas até fim de 2026
Tribunal de Justiça de MS conquista Selo Prata no Prêmio CNJ de Qualidade 2025
Defensoria garante que mulher deixe de ser acusada por suposto aborto