Hospital vai oferecer exames gratuitos de próstata em Campo Grande
Hospital de Câncer Alfredo Abrão vai oferecer 100 exames por dia para homens no mês de novembro


Novembro Azul é o mês mundial de combate ao câncer de próstata que é mais comum entre os homens, e a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para falar mais sobre o assunto, o médico urologista do Hospital de Câncer Alfredo Abrão, Marcelo Vilela participou, nesta quinta-feira (04), do programa Noticidade Primeira Edição da Rário Cidade FM 97.
Em Campo Grande, o hospital Alfredo Abrão vai realizar 100 exames de sangue por dia em homens a partir de segunda-feira (8). O exame é indicado para homens partir de 45 anos, com fatores de risco, e a partir de 50 anos, sem fatores de risco.
"A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal", explicou Marcelo Vilela.
Segundo o urologista, ainda existe preconceito por conta do exame. " Por meio de campanhas realizadas anualmente, o tabu em relação ao câncer de próstata tem ficado para trás, mas devemos avançar cada dia mais. O exame é fundamental para para um diagnostico precoce com grandes chances de cura", disse.
O Hospital de Câncer Alfredo Abrão fica localizado na Rua Marechal Rondon no centro de Campo Grande.
Veja Também
Prazo para isenção de taxa no CNU dos Professores termina nesta sexta
Balada LOVE anuncia 11ª edição com line-up especial em Campo Grande
Inscrições para bolsas do Prouni no 2° semestre terminam nesta sexta
MPMS apura falta de profissionais de enfermagem na Campo Grande
