Hospital Universitário da UFMS implanta Teleinterconsulta para médicas gestantes
Atendimento a distância visa solucionar riscos ocupacionais durante o período de gravidez
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), parte da Rede Ebserh, implementou a Teleinterconsulta para médicas gestantes especialistas, visando reduzir os riscos ocupacionais durante consultas presenciais. A nova modalidade permite que essas profissionais realizem consultas médicas a distância.
No Humap-UFMS/Ebserh, a médica gestante realiza o atendimento remoto com o auxílio de tecnologias digitais, enquanto o médico residente conduz o atendimento presencial junto ao paciente em uma sala de teleconsulta. O processo segue as normas éticas e todas as informações são registradas no prontuário do paciente.
No dia 21 de Agosto, foi realizada a primeira teleconsulta, mediada pela médica especialista em gastroenterologia, Dra. Isadora Elis, com apoio da médica residente, Dra. Mariana Prado Martins.
O Prof. Dr. Oleci Pereira Frota, Gerente de Ensino e Pesquisa, destacou a relevância do uso de tecnologias digitais no ensino e na formação de residentes, enquanto a Chefe da Unidade de E-Saúde, Pricila Lima dos Santos, apontou benefícios como a sustentabilidade, o acesso ampliado a especialistas e a continuidade do tratamento com o mesmo médico.
A experiência da primeira paciente atendida, Sra. Luzia da Silva Santos, pode ser assistida online.
Veja Também
Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116