Hospital Universitário da UFMS implanta Teleinterconsulta para médicas gestantes
Atendimento a distância visa solucionar riscos ocupacionais durante o período de gravidez


O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), parte da Rede Ebserh, implementou a Teleinterconsulta para médicas gestantes especialistas, visando reduzir os riscos ocupacionais durante consultas presenciais. A nova modalidade permite que essas profissionais realizem consultas médicas a distância.
No Humap-UFMS/Ebserh, a médica gestante realiza o atendimento remoto com o auxílio de tecnologias digitais, enquanto o médico residente conduz o atendimento presencial junto ao paciente em uma sala de teleconsulta. O processo segue as normas éticas e todas as informações são registradas no prontuário do paciente.
No dia 21 de Agosto, foi realizada a primeira teleconsulta, mediada pela médica especialista em gastroenterologia, Dra. Isadora Elis, com apoio da médica residente, Dra. Mariana Prado Martins.
O Prof. Dr. Oleci Pereira Frota, Gerente de Ensino e Pesquisa, destacou a relevância do uso de tecnologias digitais no ensino e na formação de residentes, enquanto a Chefe da Unidade de E-Saúde, Pricila Lima dos Santos, apontou benefícios como a sustentabilidade, o acesso ampliado a especialistas e a continuidade do tratamento com o mesmo médico.
A experiência da primeira paciente atendida, Sra. Luzia da Silva Santos, pode ser assistida online.
Veja Também
Brasil espera mobilização de Brics para resultados ambiciosos na COP30
TJMS quer criar 160 novos cargos efetivos
Brics terá reunião de Conselho Popular no Rio de Janeiro
Governo de MS promove 1º Encontro da Rede de Gestão Estratégica
