Geral

Hospital Universitário da UFGD realiza Encontro de Bariátricos

O 1º Encontro de Pacientes do Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica será realizado hoje das 08 ás 10h

|
Redação
A cirurgia bariátrica é indicada para pacientes com obesidade grau II. (Foto: Divulgação HU)
Neste sábado (11) o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD/Ebserh) realiza o 1º Encontro de Pacientes do Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.
 
“O objetivo do encontro é promover a integração dos pacientes que estão em diferentes fases da jornada bariátrica (fase pré-operatória, fase perioperatória e fase pós-operatória) com a equipe multiprofissional. Além disso, essa é uma oportunidade que eles têm tirarem as dúvidas que surgiram ao longo da jornada”, explica o cirurgião bariátrico e do aparelho digestivo Marcos Alexandre de Souza, coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do HU-UFGD.
O evento terá início com uma conversa com profissionais de educação física, para falar sobre a importância das atividades físicas relacionadas à jornada bariátrica. Na sequência haverá uma mesa redonda com o Dr Marcos Alexandre de Souza, a psicóloga Maiara Nunes e a nutricionista Beatriz Santos, seguida de debates e depoimentos com experiências de quem já fez a cirurgia.
 
Cirurgias bariátricas

A cirurgia bariátrica é indicada para pacientes com obesidade grau II, que sejam portadores de doenças que pioram com a obesidade, ou obesidade grau III, que apresentam falha no tratamento clínico.
 
“No período pré-operatório da jornada bariátrica os pacientes realizam exames de sangue e de imagem e avalições com a equipe multiprofissional, com objetivo de prepará-los para a realização da cirurgia com segurança. No período pós-operatório de jornada bariátrica, os pacientes realizam consultas periódicas com a equipe multiprofissional com o objetivo de identificar e tratar precocemente possíveis complicações, como os déficits nutricionais”, esclarece o Dr. Marcos Alexandre de Souza.
 
A equipe multiprofissional do HU-UFGD conta com um cirurgião bariátrico, um médico clínico, uma nutricionista, uma psicóloga e uma enfermeira. Além desses profissionais também há o apoio da equipe da psiquiatria, endocrinologia, cardiologia e anestesiologia.
 
“Esse primeiro encontro dos pacientes bariátricos também é um momento de reflexão, já que acontecerá no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Infelizmente, ainda há muito preconceito relacionado à obesidade e com os pacientes que sofrem com essa doença. É preciso lembrar que obesidade é uma doença crônica e complexa, que afeta aproximadamente 30% da nossa população e que precisamos unir forças para combatê-la, pois sua prevalência aumentou expressivamente nos últimos anos”, conclui o cirurgião.

Veja Também

Prefeitura realiza internação involuntária para proteger cidadão em situação de rua

Governo diz que conectará 100% das escolas até fim de 2026

Tribunal de Justiça de MS conquista Selo Prata no Prêmio CNJ de Qualidade 2025

Defensoria garante que mulher deixe de ser acusada por suposto aborto