Hospital Universitário da Capital realiza conscientização sobre AVC
Campanha visa informar sobre prevenção, sinais de alerta e tratamento adequado


O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS) reforça, neste mês de outubro, a campanha de conscientização sobre a prevenção e o tratamento adequado de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) agudo, motivada pelo Dia Mundial de Conscientização do AVC (29/10).
O AVC, popularmente denominado de “derrame”, é uma alteração súbita do fluxo sanguíneo cerebral, em que ocorre comprometimento da oxigenação em alguma região do encéfalo (composto pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico), provocando lesões.
As limitações causadas por um AVC dependem da parte cerebral afetada e do tamanho da lesão, incluindo: alterações e/ou perda dos movimentos e da sensibilidade; alterações na fala; alterações na compreensão; alterações na maneira como a pessoa pensa ou sente o mundo ao seu redor.
O Humap-UFMS é referência para o atendimento de AVC. “Temos uma unidade de AVC com cinco leitos, é uma Unidade de AVC Nível 2, que atende, em média, 55 pacientes por mês. É uma unidade que tem como função o acolhimento dos pacientes na fase aguda, bem como seu tratamento sintomático, a investigação etiológica desses pacientes, e o início de uma terapia de reabilitação”, informa o médico neurologista Gabriel Pereira Braga.
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, indicam que, nos últimos anos, o AVC tem causado mais mortes no Brasil do que os infartos e até mesmo o covid-19. O atendimento em tempo adequado ao paciente com AVC agudo é capaz de reduzir o risco de morte e até mesmo de sequelas. E para que isso seja possível, é necessário que todos (população e profissionais de saúde) conheçam os sinais de alerta.
Veja Também
Brics terá reunião de Conselho Popular no Rio de Janeiro
Governo de MS promove 1º Encontro da Rede de Gestão Estratégica
Secretaria da Mulher aciona corregedoria após novos insultos a Marina
Pesquisa aponta alta de internação por doenças respiratórias de não-vacinados
