Geral

Hospital Regional recebe 10 novos leitos de UTI

Para intensificar os atendimentos em UTIs de Covid-19 novos leitos para o interior

|
Yara Borges
Interno de presídio morre após parada cardiorrespiratória provocada por overdose (Foto:Divulgação/assessoria do Hospital)

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), referência para casos de Covid-19, acaba de receber 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivamente para pacientes com coronavírus. A unidade agora passa a contar com 30 leitos de UTI equipados com ventiladores mecânicos, respiradores e central de monitoramento - destes, 20 são destinados para pacientes acometidos pela Covid-19. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul.  

“Sem dúvida é mais um grande passo para tratar casos graves. Os novos leitos de UTI, somados aos leitos clínicos de enfermaria e observação instalados no Hospital de Campanha, somam-se à força-tarefa criada pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto Acqua e Prefeitura de Ponta Porã. Estamos certos de que a ampliação chega em momento decisivo”, destacou o diretor-geral da unidade, Demetrius do Lago Pareja. 

Desde o início da pandemia medidas foram adotadas pelo Hospital Regional de Ponta Porã para conter a disseminação do vírus. A unidade adequou setor próprio para pacientes com sintomas respiratórios, modificou instalações, ativou novos leitos e investiu em equipamentos e na segurança dos profissionais de saúde.  

O diretor-técnico, Antonio Martinussi, explica a importância da ampliação dos leitos para a região. “Com a viabilização desses leitos, conseguimos ter um dimensionamento melhor. Antes tínhamos 10 leitos para o município de Ponta Porã e mais 7 municípios. Com a ampliação, é possível comportar melhor e acolher esses pacientes graves. A UTI está equipada com equipamentos que seguem um parâmetro de qualidade e assistência de equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas intensivistas durante 24 horas por dia”, afirmou.Os 20 leitos de UTI Covid-19 estão disponíveis para atender a demanda da população do município de Ponta Porã e microrregião, macrorregião e microrregião de jardim. Os pacientes serão encaminhados por meio do CORE (Complexo Regulador Estadual). 

Veja Também

Novos secretários comentam sobre os desafios durante os próximos anos

Para garantir uma renda extra, em MS aumentou o número condutores que fizeram a inclusão de EAR

Comarca de Jardim seleciona estagiários de Direito

Lula sanciona hoje proibição de celulares nas escolas