Diário Digital
 
Geral

Hospital Regional conquista ‘alta conformidade’ em segurança do paciente

Com obejtivo de promover o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde

|
Gabriel Telê Santana
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação/ Agência de Notícias)

O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) conquistou ‘alta conformidade’ em relação às práticas de segurança do paciente, alcançando índice de 71% após análise de 21 indicadores de estrutura e processo.

Anualmente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) promove, em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente, a “Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente” para hospitais com leitos de terapia intensiva.

A iniciativa está apoiada no Plano Integrado de Gestão Sanitária da Segurança do Paciente 2021-2025, consistindo em uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança, uma vez que enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde.

A avaliação deste ano - realizada pela Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária que é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES) - foi feita com base em dados de 2022 concedendo três níveis de classificação: alta, média e baixa conformidade.

A diretora de Ensino, Pesquisa e Qualidade Institucional, Roberta Alves Higa, explica que a construção compartilhada dos documentos comprobatórios das boas práticas engloba o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Serviço de Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde, Farmácia Hospitalar da instituição e demais parceiros gestores e assistenciais de diversos setores do hospital.

“A classificação mostra o resultado do trabalho de uma equipe que busca melhorar a qualidade da assistência e o comprometimento do hospital em seguir as melhores práticas e para assegurar a segurança dos pacientes”, concluiu.

Veja Também

MS registra mais de 8,9 mil adesões ao novo consignado do FGTS

Mais de 1.700 carteiras de identidade com símbolo do TEA

Hemosul da Capital faz apelo à população por doações de sangue

MP participa de iniciativas de proteção às mulheres e inovação tecnológica

AddThis Website Tools