Diário Digital
 
Geral

Hospital recebe visita do projeto 'Cão Herói, Cão Amigo'

Desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros, os animais foram a Hospital da Cassems

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

Beneficiários e pacientes do Hospital Cassems de Campo Grande receberam a visita de cães do projeto "Cão Herói, Cão Amigo", desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul,  na última quinta-feira (22). Foi um momento muito especial para nossa equipe e pacientes.

A iniciativa foi autorizada, supervisionada e acompanhada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e orientada pelo Corpo de Bombeiros. O diretor administrativo do Hospital Cassems de Campo Grande, Alessandro Depieri, destaca a importância da visita. “É notável o sorriso no rosto das pessoas quando eles têm acesso das pessoas, é impressionante o ganho emocional para esse paciente não tem preço”, salienta Depieri.

Já o diretor clínico da unidade hospitalar, Marcos Bonilha, ressalta que a iniciativa é uma forma de atendimento humanizado, e faz parte da filosofia do Hospital Cassems de Campo Grande. “Nós sempre tivemos essa preocupação, desde quando a unidade hospitalar iniciou as atividades. É importante entender que as pessoas que estão aqui estão sofrendo, então quando nos colocamos no lugar do paciente, ações assim são fundamentais, ficamos muito felizes e emocionados quando essas ações acontecem. É muito importante para a jornada do paciente aqui dentro”, afirma Bonilha.

Toda a ação foi pensada para ser um momento diferente tanto para pacientes, acompanhantes e colaboradores do Hospital Cassems de Campo Grande. E de acordo com o capelão da Banda dos Bombeiros, Irwing Ferreira, o resultado é gratificante. “É uma forma de acolhimento, de humanização, principalmente neste período de final de ano, em que muitas famílias que estão aqui dentro talvez não vão passar o Natal nem o Ano Novo no seio da família. Então a gente trazer essa forma de acolhimento e humanização é muito forte e gratificante e a gente sempre tem uma máxima de quem não vive para servir não serve para viver”, pontua Ferreira.

A voluntária do projeto “Cão amigo, cão herói”, Evelyn Mendes, tutora da Dora – uma sheepdog, ressalta que a visita faz bem tanto para quem recebe a atenção dos ‘doguinhos’ quanto para os próprios animais. “É nítida a diferença do comportamento dos pacientes com a visita deles, e os cachorros também adoram, por mais que fiquem agitados, eu vejo como eles ficam felizes eles gostam de participar e é para o benefício de todo mundo”, destaca.

Cãoterapia

A ação recebe o nome de "Cãoterapia" ou de Intervenção Assistida por Animais (AAI), funciona como um método de humanização no tratamento médico e tem o objetivo de levar conforto, amor e esperança para quem está hospitalizado.

É uma metodologia utilizada, inclusive, fora de Mato Grosso do Sul, por hospitais que são referência nacional, como o Hospital Israelita Albert Einstein. Os cães receberam um treinamento específico, adestramento e estavam com a vacinação e higiene em dia, para proporcionar momentos de diversão, distração e, ainda por cima, melhora na saúde dos nossos beneficiários. 

Veja Também

Inscrições em concursos públicos do IFMS seguem abertas até dia 10

Tribunal de Justiça define novo juiz de cooperação do programa Lar Legal MS

Ruas João Marchesi e Manoel Ferreira terão sentido único em Três Lagoas

Oficina com imortal da ABL aborda relação entre literatura e gramática

AddThis Website Tools