Diário Digital
 
Geral

Hospital de Câncer fará 60 mamografias por dia gratuitamente

Instituição abrirá oficialmente a Campanha Outubro Rosa 2024 no dia 1º de Outubro, às 9h

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Reprodução)

A Fundação Carmem Prudente de MS (FCPMS) - Hospital de Câncer de Campo Grande-MS Alfredo Abrão, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, abrirá oficialmente a Campanha Outubro Rosa 2024 no dia 1º de Outubro, às 9h. A cerimônia, conduzida pela Diretoria Executiva da FCPMS, marcará o início das ações de conscientização sobre o câncer de mama, a neoplasia que mais afeta e mata mulheres no Brasil e no mundo.

Durante o mês de Outubro, a campanha visa estimular o diagnóstico precoce do câncer de mama. Em colaboração com o Sesc Mulher e as Secretarias de Saúde do Município e do Estado, o Hospital de Câncer oferecerá exames de mamografia gratuitamente de 2 a 31 de Outubro (exceto feriados). Serão distribuídas 60 senhas por dia, destinadas a mulheres entre 40 e 65 anos.

Os exames serão realizados no próprio hospital, localizado na Rua Marechal Rondon, 1053, a partir das 6h. As 60 senhas serão distribuídas por ordem de chegada, sem necessidade de preparo prévio. Para realizar o exame, as pacientes devem apresentar RG, CPF e Cartão SUS.

Outubro Rosa - Promovida anualmente, a campanha preventiva visa compartilhar informações sobre o câncer e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. 
O movimento internacional intitulado “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, com objetivo de salvar vidas, buscando estimular a participação da população na detecção precoce e controle do câncer de mama.

Câncer de mama - O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando tumores. A doença pode evoluir de diferentes formas, algumas com desenvolvimento rápido, outras mais lentamente, com características próprias de cada tumor. Quanto mais cedo a doença é detectada, maiores as chances de cura. No Brasil, o Ministério da Saúde, através do SUS, fornece tratamento integral e gratuito.

Estatísticas Câncer de Mama - De acordo como INCA (Instituto Nacional do Câncer) sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama feminina ocupa a primeira posição mais frequente em todas as Regiões brasileiras. No Brasil estimam-se para cada ano do triênio 2023-2025 serão 73.610 casos novos no Brasil. Esse valor corresponde a um risco estimado de 41,89 casos novos da doença a cada 100 mil mulheres. No Mato Grosso do Sul, o índice do INCA aponta 910 novos casos da doença por ano até 2025.

Veja Também

Fundação de Cultura inicia escutas públicas para atualizar Sistema Estadual de Cultura

Funtrab oferece vaga de engenheiro civil com salário de R$ 13 mil

Cheio de belezas naturais, Jardim quer ser destino sustentável e inovador

#DDfaz14Anos: 'Poemas em tempo de sol' é obra luminosa de Elizabeth Fonseca

AddThis Website Tools