Diário Digital
 
Geral

Hospital da Vida já realizou 430 cirurgias em 2023

Unidade é referência para 1 milhão de pessoas da região Sul do Estado

|
Redação
AddThis Website Tools
Hospital da Vida realiza 18 cirurgias por dia, dessas 70% são ortopédicas (Foto: Assecom)

Nos primeiros 45 dias de 2023, o Hospital da Vida já realizou 430 cirurgias. Administrado pela Prefeitura de Dourados, através da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), a unidade atende usuários do Sistema Único de Saúde e é referência para para a macrorregião, composta de 33 municípios.

Entre as patologias atendidas, as principais são casos de trauma e cirurgias de emergência. “Hoje nós temos três salas de cirurgia que realizam 18 operações por dia. São 127 leitos e quase sempre trabalhamos na nossa totalidade. Os números são altos, o trabalho é grande, mas não deixamos nenhum paciente sem atendimento, tudo que está ao nosso alcance, realizamos”, pontua a gerente de integração e desenvolvimento da Funsaud, Virgínia Magrini.

Além das cirurgias, o hospital conta com o acompanhamento multidisciplinar, considerado um fator-chave para que o pós-operatório seja o mais bem-sucedido possível. “Aqui dentro o paciente conta com fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e assistente social. Uma equipe que vai atuar caso a caso, avaliando as necessidades de cada um”, explica Virgínia.

Organização - Hospital de referência para 1 milhão de pessoas da região Sul do estado, o HV tem otimizado o atendimento para ofertar um serviço de qualidade à população. Desde dezembro de 2022, a unidade conta com um profissional para regular o fluxo de cirurgias. “Contratamos um médico que atua no NIR (Núcleo Interno de Regulação) e com isso tivemos uma grande melhora na gestão de vagas. Muitas vezes os municípios do entorno encaminhavam um paciente que podia ser atendido na própria região, e isso gerava uma superlotação nossa. Agora conseguimos avaliar detalhadamente e direcionar melhor o atendimento”, esclareceu a gerente.

Em janeiro deste ano o Hospital ganhou também um novo tomógrafo. O equipamento, com tecnologia de 64 canais, foi adquirido pelo Governo do Estado, através da RUE (Rede de Urgência e Emergência), e ativado em uma sala reformada e adaptada para recebê-lo. A unidade de saúde ativou também novo equipamento de raio-x, melhorando a capacidade nos atendimentos de emergência.

Veja Também

Jogos da juventude iniciam neste fim de semana

AGU pede homologação de acordo para INSS devolver descontos ilegais

Uso de crédito de custeio para desmatamento é proibido por conselho

Fiocruz: vírus respiratórios permanecem em alta na maior parte do país

AddThis Website Tools