Hospital da Capital fará mamografias gratuitamente
Serão distribuídas 80 senhas/dia, para mulheres entre 40 a 65 anos, de segunda à sexta-feira


A Fundação Carmem Prudente de MS (FCPMS)- Hospital de Câncer de Campo Grande-MS Alfredo Abrão e a Rede Feminina de Combate ao Câncer abrirão oficialmente no dia 2 de outubro (segunda-feira) a Campanha Outubro Rosa 2023.
A partir das 9h30 a Diretoria Executiva da FCPMS fará cerimônia alusiva ao Outubro Rosa, mês de combate aos câncer de mama, neoplasia que mais mata as mulheres no Brasil e no mundo.
Estimulando o diagnóstico precoce em prevenção a esta neoplasia, o HCAA multiplicará o acesso ao principal exame de rastreamento: a Mamografia. Com apoio do programa ‘Sesc Mulher’, serão ofertados no HCAA os exames, entre os dias 3 e 31 do mês de outubro (*exceto feriados). Serão distribuídas 80 senhas/dia, para mulheres entre 40 a 65 anos, de segunda à sexta-feira.
As mulheres interessadas poderão vir a partir do dia 3 de outubro (terça-feira) diretamente ao Hospital de Câncer de Campo Grande-MS Alfredo Abrão, na Rua Marechal Rondon, 1053, a partir das 6h, pegar uma senha e fazer no mesmo dia o exame.
Os exames serão feitos gratuitamente de 3 a 31/10/23 (segunda a sexta-feira-*exceto feriados) da seguinte forma:
•80 Mamografias/dia: Mulheres na faixa dos 40 aos 65 anos.
Serão distribuídas senhas:
-80 senhas, por ordem de chegada, a partir das 6h.
Preparo: não é necessário preparo.
Documentos: RG, CPF e Cartão SUS.
Sobre o Outubro Rosa - Promovida anualmente, a campanha preventiva visa compartilhar informações sobre o câncer e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. O movimento internacional intitulado “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, com objetivo de salvar vidas, buscando estimular a participação da população no controle do câncer de mama.
Sobre o câncer de mama - O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando tumores. A doença pode evoluir de diferentes formas, algumas com desenvolvimento rápido, outras mais lentamente, com características próprias de cada tumor. Quanto mais cedo a doença é detectada, maiores as chances de cura. No Brasil, o Ministério da Saúde, através do SUS, fornece tratamento integral e gratuito.
Estatísticas Câncer de Mama- De acordo como INCA (Instituto Nacional do Câncer) sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama feminina ocupa a primeira posição mais frequente em todas as Regiões brasileiras. No Brasil estimam-se 73.610 casos, correspondendo a um risco estimado de 66,54 casos novos a cada 100 mil mulheres. No Mato Grosso do Sul, o índice do INCA aponta 910 novos casos da doença.
Veja Também
Santa Casa viabiliza transplante de órgãos com doação realizada em Três Lagoas
Campanha para reforma de pronto socorro da Santa Casa arrecada R$ 426 mil
3ª Corrida dos Poderes: treinão reúne 1,8 mil pessoas em Corumbá
Justiça condena boate por permitir entrada de adolescentes em Sonora
