Hoje é Dia do Cinema Brasileiro
Cineasta e jornalista de MS, Marinete Pinheiro descreve a importância do cinema
Hoje, dia 19, é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro. Entre as produções nacionais que já concorreram ao Oscar e ganharam fama internacional estão Central do Brasil (1998) e Cidade de Deus (2002). E a comédia de 2021, Minha Mãe é uma Peça 3 bateu recordes de bilheteria nacional arrecadando R$ 143,9 milhões.
De acordo com uma pesquisa feita em 2021 pelo Datafolha e Itaú Cultural apontou que 19% dos participantes nunca assistiu um filme brasileiro nos cinema. E dos que viram 57% afirmaram terem visto poucas vezes. Além disso, quando perguntados sobre o que mais gostam nos filmes nacionais, 46% respondeu que a comédia. O que mostrou que as produções brasileiras muitas vezes são ligadas apenas ao gênero.
"O cinema tem o poder de contar histórias que valorizam a cultura, resgatam valores e levam emoção ao público. É uma arte que inclui e congrega todas as formas de expressão, tamanha sua importância. Por isso, o Sesc reconhece esse poder transformador do cinema como uma forma de cultura e oferece gratuitamente, em sua programação, acesso a filmes de diferente gêneros, dando oportunidade democrática para que todas as pessoas possam conhecer essa arte", ressaltou Regina Ferro, diretora regional do Sesc MS.
A cineasta e jornalista Marinete Pinheiro falou que educação é o caminho para maior valorização do cinema nacional. "Educação é o caminho, quando conseguimos superar o domínio estrangeiro, principalmente referente ao consumo de filmes, poderemos consumir mais o produto nacional, existe um cinema pulsante e uma produção emergente de uma sociedade que tem ânsia de se expressar, e o cinema é uma ferramenta interessante para essa comunicação. Também é interessante como o cinema contemplar outras áreas e atividades como artes cênicas, modas, arquitetura, culinárias, música, etc. então promover a atividade cultura esta ligada para mim diretamente a educação".
Sobre a importância do Dia do Cinema Brasileiro ela falou que é "uma data para pensar no Cinema como Cultura, Entretenimento, Educação e Economia".
Marinete também indicou algumas produções nacionais para quem se interessar. "1. Terra em transe do Glauber Rocha, para um reflexão política e social. 2. Saneamento básico, um humorado filme sobre a produção audiovisual. 3. A Dama do Rasqueado, um filme que dirigi que gosto muito que as pessoas veja por conta do Amor que tenho pela Delinha. 4. Central do Brasil, um clássico do cinema brasileiro. 5. Vazante, um filme sobre a gênesis do Brasil".
Veja Também
Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116