Diário Digital
 
Geral

Grupo UBU percorrerá comunidades indígenas e quilombolas na Capital

Comunidade quilombola São João Batista será a primeira a receber o projeto que traz peça de teatro e oficina

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)
O projeto "Escambo UBU Erê – Festival para Infância e Juventude" dá início às suas atividades em abril com a apresentação do espetáculo "Pelega e a Porca Prenha – episódio A Mata do Pequi" na Comunidade Negra São João Batista. A sessão teatral será realizada nesta terça-feira (1º), na sede da associação da comunidade, às 15h30, na Rua Barão de Limeira, n.º 1750, bairro Santa Branca, em Campo Grande. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Contemplado pelo edital Funarte Retomada 2024, a iniciativa tem como objetivo levar arte e cultura a comunidades quilombolas, aldeias indígenas e bairros periféricos, promovendo a inclusão social e o acesso ao teatro. 
 
Para Anderson Bosh, diretor do Grupo UBU, contar com o apoio da Fundação Nacional de Artes é essencial para a continuidade do trabalho do grupo, que busca descentralizar a cultura e levar suas obras para espaços onde o engajamento social é forte. "Nosso compromisso vai além dos teatros tradicionais. Queremos garantir que comunidades estejam inseridas nos circuitos culturais e tenham acesso ao teatro, pois a arte é um instrumento poderoso de transformação social", destaca.
(Foto: Divulgação)

De Abril a Outubro, o Grupo UBU percorrerá diferentes regiões de Campo Grande com apresentações e atividades culturais. A programação prevê o atendimento de seis aldeias indígenas e quilombos, com um total de 12 atividades, incluindo uma sessão de teatro e uma roda brincante por comunidade.

Para a liderança da Comunidade Negra São João Batista, Rosana Anunciação, receber o projeto é uma oportunidade de fortalecer o diálogo e a reflexão junto aos moradores da comunidade. "Ficamos motivados em receber o projeto de teatro porque acreditamos no poder transformador da arte. O teatro tem uma capacidade única de conectar as pessoas, expressar emoções e provocar reflexão. Além disso, a arte é uma ferramenta fundamental de inclusão social e expressão cultural", afirma.

Além disso, a relação da comunidade com o teatro já é consolidada. "Já tivemos oficinas de teatro com membros da comunidade e, em 2011, criamos o grupo 'Reis da Liberdade', que realizou diversas apresentações na capital. Na época, foi uma semente de amor à arte cênica deixada aqui. O teatro é mais do que uma arte performática, é uma ferramenta de transformação social, reflexão e empoderamento", argumenta Rosana.
(Foto: Divulgação)


Além das apresentações culturais, o projeto também prevê a oferta de bolsas, vagas remuneradas para funções como produção executiva, produção local, logística e mediação. "É uma forma que o  'Escambo UBU Erê' busca fomentar o conhecimento e o envolvimento de artistas e profissionais interessados em atuar no setor cultural", diz o ator e produtor Edner Gustavo.

A iniciativa conta com financiamento da Funarte, instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) e ao Governo Federal, com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), da Setesc e do Governo do Estado. Para acompanhar a programação do projeto siga o Instagram (@grupoubu).
 
Serviço:
"Escambo UBU Erê – Festival para Infância e Juventude" - edital Funarte Retomada 2024
 
Data: terça-feira (1º de Abril)
Horário: às 15h30
Local: Comunidade Negra São João Batista
Endereço: Rua Barão de Limeira, n.º 1750, bairro Santa Branca - Campo Grande
Entrada gratuita e classificação livre

Veja Também

Três Lagoas emite gratuitamente carteirinha para pessoas com autismo

Prefeitura de Três Lagoas remove bancos vandalizados na Avenida Filinto Muller

Parque Antenor Martins recebe 1ª Festa da Páscoa com pesca liberada

Prefeitura alerta sobre golpes com uso do brasão oficial em redes sociais