Grupo é criado para aprimorar políticas públicas aos idosos
Entrou em vigor a Resolução 29 que institui o Grupo de Trabalho Interinstitucional voltado às pessoas idosas no Estado


Entrou em vigor nesta sexta-feira (19), a Resolução 29, da Secretaria de Estado da Cidadania, que institui o Grupo de Trabalho Interinstitucional voltado para o aprimoramento das políticas públicas destinadas às pessoas idosas no Estado. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) faz parte dos órgãos que terão representantes na comissão.
O Grupo de Trabalho Interinstitucional tem como principal objetivo discutir e formatar uma proposta de atualização da Lei Estadual 2.073 de 2000, que trata da Política Estadual do Idoso. A equipe também será responsável em planejar e executar ações em conformidade com o Junho Prata, conforme estabelecido pela Lei Estadual 5.215 de 2018.
Conforme a Resolução 29, os membros titulares deverão realizar estudos e pesquisas sobre a situação da pessoa idosa no Estado, identificando necessidades, lacunas na legislação existente e áreas que requerem atualização. Consultas públicas para ouvir a sociedade civil, organizações de defesa dos direitos das pessoas idosos, profissionais da área e a própria população idosa deverão ser realizadas, a fim de recolher contribuições e sugestões para a atualização da lei.
A equipe deverá elaborar relatórios detalhados que justifiquem e expliquem as propostas de alterações de normas, apresentando dados, evidências e fundamentações legais. As conclusões do grupo de trabalho serão apresentadas no prazo de 180 dias.
As alterações legislativas e o calendário de ações para o Junho Prata deverão ser encaminhados à Secretaria de Estado da Cidadania, para análise e adoção das providências pertinentes. A participação no grupo de trabalho não será remunerada e seu exercício será considerado de relevante interesse público.
Fonte: Agência ALEMS.
Veja Também
Brics terá reunião de Conselho Popular no Rio de Janeiro
Governo de MS promove 1º Encontro da Rede de Gestão Estratégica
Secretaria da Mulher aciona corregedoria após novos insultos a Marina
Pesquisa aponta alta de internação por doenças respiratórias de não-vacinados
