Grupo de teatro Fulano di Tal celebra 20 anos com oficinas e espetáculos
Tem programação para toda família e a Mostra conta com a parceria do SESC MS
Até o dia 02 de Dezembro, o grupo de teatro Fulano di Tal celebra seus 20 anos no palco com a ´9a Mostra Fulano di Tal de Teatro´ com ensaio aberto, oficinas e apresentações de espetáculos que marcaram a trajetória da companhia. Tem programação para toda família e a Mostra conta com a parceria do SESC MS.
“Aniversário bom é aniversário com festa e nada melhor do que comemorar 20 anos da nossa história ao lado daquelas pessoas que nos acompanham durante todo esse tempo: o nosso público. Estamos super ansiosos por esses encontros e esperamos todos para essa grande festança que vai durar uma semana com muito teatro para nossa cidade”, destaca Marcelo Leite, produtor cultural e um dos diretores do grupo.
A ´Mostra Fulano di Tal de Teatro´ é realizada pelo grupo desde 2013 em Campo Grande, com os objetivos de compartilhar com o público os processos desenvolvidos pelo grupo; trocar experiências com artistas convidados em oficinas, workshops e rodas de conversas e; apresentar espetáculos do repertório da companhia.
Programação! - A celebração dos 20 anos começou nesta segunda-feira (27), às 19 horas, com o ´Bar do Fulano – Ensaio Aberto: ´O Bem-Amado´, no espaço Fulano di Tal. O grupo abre a programação da Mostra com esse ensaio aberto, para convidados, em formato de bar, para a reestreia deste espetáculo que estreou em 2019 e, que agora, retorna com elenco renovado. Nesta atração a classificação é de 14 anos.
Na terça-feira (28), às 19 horas, acontece a oficina ´Corpo em Festa: o ator no teatro popular´, com o Professor Doutor Tom Conceição (UEMS), no espaço Fulano di Tal. A oficina, voltada para atores, é o resultado da tese de doutorado do Coordenador do Curso de Teatro da UEMS, que tem como pesquisa o corpo do ator no teatro popular. Nesta atração a classificação é de 14 anos. A oficina tem vagas limitadas; para participar é necessário preencher o formulário de intenção que pode ser localizado por este link. Os selecionados serão divulgados no dia 27.
Já na quarta-feira (29), às 19 horas, o grupo Fulano di Tal apresenta o espetáculo ´Seco´, no espaço Fulano di Tal. Dois seres discutindo afetos, dores, alegrias, passam pelo amor, o ódio e pela guerra. Os atores Douglas Caetano e Edner Gustavo entram em cena como intérpretes de si mesmo, do outro, de nós, com uma performance urgente e sensível sobre o momento que vivemos, sobre a vida. O espetáculo é um processo cênico colaborativo vivenciado pelo Grupo Fulano di Tal. A classificação é de 18 anos.
De quinta (30) à sábado (02), a programação será realizada no SESC Cultura. Na quinta (30) e na sexta-feira (01), às 19 horas, o grupo apresenta o espetáculo ´O Bem-Amado´ de Dias Gomes com direção de Marcelo Leite. A obra traz a história de Odorico Paraguaçu, prefeito da cidade de Sucupira do Sul, que tem como principal meta de governo a inauguração de um cemitério municipal.
Com o apoio das irmãs Cajazeiras Dorotéa, Dulcinéa e Judicéa, a ajuda de seu secretário Dirceu Borboleta, a oposição de Neco Pedreira (dono do único jornal da cidade) e com os conselhos do Vigário da cidade, o prefeito Odorico precisa encontrar um meio para conseguir realizar sua meta. Em cena apresentam-se Douglas Moreira, Edner Gustavo, Luana Miranda e Nicoli Dichoff. A classificação é de 14 anos.
A programação será encerrada no sábado (02), com atrações especialmente para a família. Às 16 horas o grupo realiza a ´Oficina para toda família: Lugar de ser bocó – criando histórias no nosso quintal´. A oficina visa sensibilizar a família para a experiência estética do espetáculo ´A Fabulosa História do Guri-Árvore´. Por meio do Teatro de Objetos, serão propostos jogos teatrais que envolvam objetos e a criação de histórias, ressignificando sua utilidade cotidiana e sensibilizando a família para criação artística com elementos que fazem parte do cotidiano.
Depois, às 17 horas, Fulano di Tal encena o espetáculo ´A Fabulosa História do Guri-Árvore´. Livremente inspirado na obra de Manoel de Barros, o espetáculo é uma celebração à infância e suas histórias. Os irmãos Palmiro (Edner Gustavo) e Abílio (Douglas Moreira) cada um do seu jeitinho, relembram suas histórias no quintal de casa.
“Vai ser uma festa pra nós fulanos, com muito trabalho. Muito mesmo. Comemorar 20 anos é muito especial. E estamos trabalhando dia e noite para que seja especial para o nosso público também. Vai ter reestreia, apresentações de espetáculos de repertório, oficinas. Vai ser lindo! Esperamos todos vocês!”, convida Edner Gustavo, ator, produtor, dramaturgo e um dos diretores do grupo.
Ingressos são gratuitos - Nos três primeiros dias a ´9a Mostra Fulano di Tal de Teatro´ acontece no espaço Fulano di Tal (rua Rui Barbosa, 3099, centro), com lugares limitados e reservas pelo whatsapp (67) 98129-7263. E, nos outros três dias, no Átrio do SESC Cultura (avenida Afonso Pena, 2270, centro), não sendo necessário reservar ingressos antecipadamente. Mais informações pelo Instagram do Fulano di Tal.
Veja Também
Ministro Alexandre de Moraes mantém prisão do general Braga Netto
Promoção que sorteará carrão no Pátio Central segue até Janeiro de 2025
Moinho Cultural promove encontro com MinC e agentes culturais
Hospital da Capital busca voluntários para estudo que visa prevenir AVC