Diário Digital
 
Geral

Governo de MS reajusta incentivo estadual para Agentes de Saúde

Novo valor de incentivo beneficiará Agentes de Saúde, Controle de Endemias, Indígenas e de Saúde Pública

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Matheus Carvalho/SEC e DSEI)

Os Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Controle de Endemias, Agentes de Saúde Indígenas e Agentes de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul passam a contar com um novo valor de incentivo estadual, conforme a Lei nº 6.287, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). O incentivo pode chegar a até 100% do salário-mínimo vigente, com pagamentos escalonados até 2026.

O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, explicou que a nova legislação, sancionada pelo governador Eduardo Riedel, representa o cumprimento de uma meta do plano de governo. "Os agentes de saúde indígenas esperavam há mais de 10 anos por esse incentivo", afirmou. O reajuste será gradual: entre julho e dezembro de 2024, o incentivo terá um teto de 55% do salário-mínimo. Em 2025, poderá alcançar 70%, e a partir de janeiro de 2026, o valor poderá chegar a 85%, até atingir os 100% estabelecidos pela lei.

O incentivo estadual para os Agentes Indígenas de Saúde (AIS) será repassado diretamente do Fundo Estadual de Saúde para a instituição responsável pela contratação desses profissionais. Este repasse será formalizado através de um Termo de Cooperação Técnica, conforme explicou a Secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, destacando a importância do trabalho conjunto para atender as necessidades dos profissionais de saúde indígena.

Em uma reunião online com os 262 agentes indígenas de saúde e a equipe do Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI-MS), as mudanças na legislação foram apresentadas e a importância do papel dos agentes na saúde primária das comunidades indígenas foi reafirmada. Lindomar Ferreira, coordenador do DSEI-MS, destacou a importância da parceria com o Governo do Estado, que representou uma conquista após uma década de luta.

Além do reajuste, o DSEI anunciou a realização de uma capacitação para os agentes de saúde indígenas, com o objetivo de alinhar o trabalho ao uso de um sistema único de base de dados. O Governo do Estado disponibilizará tablets para facilitar a sistematização das informações, beneficiando o atendimento nas comunidades.

Veja Também

Sancionada lei que cria Patrulha Maria da Penha em Dourados

Ministério Público investiga extração ilegal de basalto em Deodápolis

Imposto de Renda pode virar apoio para crianças com câncer em Campo Grande

IFMS prorroga inscrições para concursos públicos até 22 de abril

AddThis Website Tools