Governo de MS lança licitação para modernizar 673 km de rodovias
Projeto integra planejamento, execução e manutenção de estradas estaduais

A Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) divulgou licitação para contratação de empresa responsável pelo anteprojeto referencial de engenharia destinado à reabilitação e manutenção de 673,57 quilômetros de rodovias pavimentadas na região sudeste de Mato Grosso do Sul. A iniciativa, em parceria com o Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE) e sob diretrizes do Banco Mundial (Bird), marca a primeira etapa do programa Rodar MS. O edital prevê a estruturação de projeto para contratação de reabilitação rodoviária no modelo Crema - Design, Build, Maintain (DBM), que integra projeto, execução e manutenção das obras.
Com valor estimado em R$ 11,5 milhões, a concorrência eletrônica será conduzida com critérios de julgamento por técnica e preço e regime de empreitada por preço global, com abertura das propostas marcada para 12 de dezembro de 2025, às 8h30, pelo portal E-Kronos.
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara de Carvalho, destacou que a iniciativa reforça planejamento técnico e governança nas obras rodoviárias. “O modelo DBM, adotado conforme padrões do Banco Mundial, representa um avanço na gestão pública. Ele garante mais eficiência, qualidade e transparência, integrando todas as etapas do processo do projeto à manutenção e consolidando uma malha rodoviária moderna, segura e sustentável”, afirmou.
O modelo Crema (Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias) é amplamente utilizado em países com financiamento de organismos multilaterais e transfere à empresa contratada a responsabilidade não apenas pela execução, mas também pela manutenção do pavimento por período determinado. A modalidade Design, Build, Maintain (DBM) agrega ainda a etapa de elaboração do projeto, permitindo maior controle de qualidade, redução de custos e otimização de prazos.
Segundo a secretária de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, a implantação do novo modelo representa mudança de paradigma na gestão rodoviária. "Ao invés de gastar em manutenções emergenciais e recuperações completas, o modelo CREMA-DBM foca na manutenção contínua e preventiva. Estudos mostram que a manutenção no tempo certo reduz o custo de intervenção em uma proporção significativa. A manutenção constante e baseada em desempenho significa que nossas estradas terão qualidade superior e constante. Isso otimiza o uso do dinheiro público e garante a longevidade do investimento", acrescentou Detoni.
O Governo de Mato Grosso do Sul avalia que esse modelo servirá como referência para futuros contratos de longo prazo em outras regiões do Estado, alinhando a infraestrutura estadual a padrões internacionais de desempenho e sustentabilidade. A Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) divulgou licitação para contratação de empresa responsável pelo anteprojeto referencial de engenharia destinado à reabilitação e manutenção de 673,57 quilômetros de rodovias pavimentadas na região sudeste de Mato Grosso do Sul.
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